.
 
 
Secretaria da Saúde participa do Seminário Internacional de Combate ao Crack
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/04/2013

Secretaria da Saúde participa do Seminário Internacional de Combate ao Crack

Sand afirmou que existem 214 oficinas terapêuticas junto à atenção básica no RS

O secretário estadual adjunto da Saúde, Elemar Sand, participou da abertura do Seminário Internacional de Combate ao Crack, na última segunda-feira (8), na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), em Porto Alegre. Elemar falou sobre a importância do trabalho de prevenção e do tratamento dos dependentes.

Ao destacar um dos projetos estratégicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o programa "O cuidado que Eu Preciso", o secretário disse que a ideia é ampliar e qualificar a rede de atenção a usuários de álcool, crack e outras drogas, por meio da implantação de linhas de cuidado e ações complementares.

Sand afirmou que já existem 214 oficinas terapêuticas junto à atenção básica no Estado. "Através da música, arte, exercício físico e demais atividades de interesse das comunidades, desempenham um papel importante na socialização e reinserção de ex-dependentes. É preciso que seja realizado um trabalho com foco na promoção da vida e de oportunidades".

Leitos

Atualmente, o RS conta com 1260 leitos de saúde mental integral em hospitais gerais em todo o Estado, 568 vagas em Comunidades Terapêuticas contratualizadas e 160 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) destinados à atenção integral de usuários com transtorno psíquicos graves, incluindo cuidado voltado a usuários com problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e/ou outras drogas.

Entre as metas do programa "O cuidado que Eu Preciso", previstas até o final de 2014, está a implantação de mais 60 CAPS; 131 novos leitos AD (específicos para dependentes de álcool e drogas) em hospitais gerais; 600 vagas por ano em Comunidades Terapêuticas monitoradas; além do atendimento de 262 municípios através da Linha de Cuidado em Saúde Mental.

O trabalho de prevenção e recuperação no Rio Grande do Sul, a música como instrumento de combate ao crack e os resultados do Projeto Pacto Pela Vida na redução da violência, estão entre os temas discutidos no seminário, que tem encerramento às 18h30min.


Autor: Priscila da Silva
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581