.
 
 
Porto Alegre participa da campanha nacional contra a influenza
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/04/2013

Porto Alegre participa da campanha nacional contra a influenza

A meta do Ministério da Saúde para Porto Alegre é vacinar 311.745 pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário

Com o objetivo de mobilizar a população porto-alegrense a se prevenir contra a gripe, a prefeitura realizou no último sábado, 20, uma grande ação para vacinar as pessoas com prioridade. O dia “D” mobilização da campanha nacional de vacinação contra a gripe atendeu a população nas unidades de saúde das 8h às 17h. O período de vacinação é de 15 a 26 de abril. O ato simbólico, que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do prefeito José Fortunati e dos secretários de Saúde estadual e municipal, Ciro Simoni e Carlos Casartelli, ocorreu na Unidade Basica de Saude Diretor Pestana, no bairro Humaita, zona Norte da Capital.

A meta do Ministério da Saúde para Porto Alegre é vacinar 311.745 pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário:

· 213.003 idosos com 60 anos ou mais;
· 28.379 crianças de seis meses a dois anos;
· 14.189 gestantes;
· 2.332 puérperas;
· 53.357 profissionais de saúde;
· 486 indígenas.

O prefeito falou que a expectativa e que, até a última data - dia 26 - Porto Alegre consiga atender a todas as pessoas que necessitam se vacinar, atendendo as metas estabelecidas pelo Ministério. Jaci Vasconcelos, de 81 anos e moradora do bairro, foi uma das primeiras a se vacinar. Famílias também aproveitaram para se prevenir contra a doença, como foi o caso de Márcia Marinei, 42 anos, auxiliar de servicos gerais, e da filha Jaqueline, dois anos, que se vacinaram pela primeira vez. "A gente não pode perder esta oportunidade de cuidar da nossa saude."

A vacina previne contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no país, incluindo o H1N1. Seu objetivo é reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos. A vacinação não é recomendada para pessoas que tenham manifestado reação alérgica em aplicação anterior ou que sejam alérgicas a ovo de galinha ou derivados. Além disso, pessoas que tenham febre, mesmo baixa, deve aguardar o desaparecimento do sintoma para se vacinar.

A gripe - Trata-se de uma doença respiratória infecciosa, causada por vírus, que pode gerar complicações graves e até levar a óbito se não for tratada a tempo e adequadamente. O contágio se dá por secreções das vias respiratórias. Além de ser transportado pelo ar, quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra, o vírus pode também se instalar nas superfícies dos ambientes. Portanto, para se prevenir, é importante lavar ou higienizar as mãos com álcool gel frequentemente e evitar o contato das mãos com a boca, os olhos e o nariz, principalmente em locais de grande circulação de pessoas. Outra recomendação é usar sempre um lenço ao espirrar ou tossir.

Os sintomas da gripe são semelhantes aos do resfriado, como dor de cabeça, congestão nasal, tosse, dores pelo corpo, mal-estar, rouquidão e febre variável. A maioria das pessoas diagnosticadas com gripe e tratadas com medicação antiviral logo que surgem os sintomas se recupera dentro de uma a duas semanas. Mas a forma mais eficaz de combate continua sendo a prevenção por meio da vacina. 


Autor: Bibiana Barros
Fonte: Portal PMPA - Saúde
Autor da Foto: Ricardo Stricher - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581