
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) lançou, na última terça-feira (23), uma publicação reunindo os trabalhos apresentados na 1ª Mostra de Experiências da Gestão Estadual em Vigilância em Saúde. O material, desenvolvido pela Assessoria Técnica e de Planejamento (ASSTEPLAN) da SES, foi apresentado durante a reunião mensal do Departamento de Coordenação das Regionais (DCR), juntamente com os delegados titulares e adjuntos das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).
Trata-se de uma compilação de relatos e experiências desenvolvidas pelos trabalhadores em saúde vinculados à SES, intitulada "Caderno da Mostra de Experiências em Gestão Estadual em Saúde - Planejamento, Monitoramento e Avaliação no SUS". O objetivo da publicação é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na rede de saúde do Estado, bem como às ações e processos de trabalho, destacando a importância do planejamento à criação de competências e habilidades práticas no trabalho em saúde.
O secretário da saúde, Ciro Simoni, fez uma observação quanto a parceria estabelecida entre as coordenadorias, os trabalhadores em saúde e a SES. Segundo Ciro, "o caderno é uma demonstração do trabalho que foi feito de forma conjunta. É importante que a gente demonstre o que está sendo realizado". Conforme o secretário, por meio da publicação é possível não apenas avaliar as ações que já foram feitas durante a gestão, mas identificar algumas necessidades a fim de melhorar os serviços de saúde oferecidos.
A mostra que deu origem à publicação foi realizada em dezembro de 2011 e reuniu cerca de 30 trabalhos em forma de pôsteres e mais 36 selecionados para apresentação oral, palestras e debates com representantes do Ministério da Saúde (MS). Mais de 160 trabalhadores da rede pública de saúde de todas as regiões do Estado participaram do evento e estiveram envolvidos na construção do caderno que foi entregue nesta terça, reunindo os textos das conferências e também o debate dos trabalhos apresentados na ocasião.