
A insônia pode afetar a fertilidade dos homens jovens diminuindo suas contagens de esperma, de acordo com pesquisa realizada na University of Southern Denmark.
Os resultados indicam que o número de espermatozoides diminuiu em mais de um quarto em homens que não dormiram uma noite inteira de sono devido a insônia e ao sono interrompido.
Segundo os pesquisadores, o hábito ainda fez os testículos dos participantes analisados encolherem.
A pesquisa foi publicada no American Journal of Epidemiology.
Os cientistas entrevistaram cerca de 1 mil homens no final da adolescência ou início da idade adulta sobre suas rotinas de sono. Eles também retiraram amostras de esperma para verificar a qualidade.
Os resultados mostraram que os homens que muitas vezes iam para a cama tarde, acordavam muito durante a noite ou se esforçavam para conseguir dormir, tinham uma contagem de esperma cerca de 29% menor do que aqueles que não tinham problemas para adormecer.
Os testes mostraram que seus testículos também foram significativamente menores.
A equipe ressalta que ainda não está claro por que a insônia pode causar problemas de esperma. Mas eles enfatizaram os homens que dormem menos tendem a ter estilos de vida insalubres. Eles eram mais gordos, beberam mais álcool e eram fumantes. Também é possível que os problemas do sono danifiquem os níveis de testosterona.
Segundo os pesquisadores, este é o primeiro estudo a relacionar os distúrbios do sono à qualidade do sêmen. Os resultados podem ter importantes implicações para a saúde pública.