.
 
 
Leitos psiquiátricos no Hospital Espírita são mantidos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/05/2013

Leitos psiquiátricos no Hospital Espírita são mantidos

Capacidade de internação em saúde mental foi ampliada com 102 leitos em 2012

Uma repactuação entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital Espírita garantiu a manutenção de 48 leitos psiquiátricos que seriam fechados, conforme havia anunciado a instituição na última terça-feira, 30. O hospital possui ao todo 191 leitos SUS e alegava dificuldades financeiras para desativar uma parte deles.

A situação foi revertida em reunião realizada pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, com a direção do Hospital Espírita, no início da tarde de terça-feira. “O Município tem a certeza de que contará com a concordância e o apoio do Estado em relação ao acordo estabelecido entre a Secretaria de Saúde e o hospital, já que 30% dos leitos lá existentes são ocupados por pacientes vindos do Interior”, disse Casartelli.

Mais leitos - Em 2012, a capacidade de internação para tratamento de doenças psiquiátricas e de dependência química foi ampliada pela SMS, com a instalação de mais 102 leitos: 82 em hospitais gerais e 20 para acolhimento em Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas (AD) Modalidade III, com plantões 24 horas. Em 2011, Porto Alegre tinha 171 leitos exclusivos para alcoolismo e drogadição. Já os novos 102 que foram abertos em 2012 passaram a ser utilizados tanto para dependência química como para transtornos psiquiátricos. Todos os leitos para internação hospitalar em saúde mental são assegurados por meio da Central de Regulação da SMS.

Tratamento continuado - Para este ano, está prevista a abertura de mais 30 leitos para esta finalidade. O foco principal da SMS no atendimento em saúde mental, no entanto, não é a internação, e sim o tratamento continuado e permanente, já que tanto os transtornos psiquiátricos como a dependência química são considerados doenças crônicas.

O tratamento continuado é oferecido tanto nos Caps, como por equipes de saúde mental e pelos residenciais terapêuticos, que atuam como alternativa à hospitalização. Os pacientes acolhidos nos Centros contam com atendimentos individuais e também participam de oficinas culturais, educativas, de lazer e esportivas, onde a criatividade estimula a convivência social e fortalece os laços afetivos. Atualmente, funcionam 12 Caps em Porto Alegre, dos quais cinco são para assistência a dependentes de álcool e outras drogas e três atendem 24 horas.

Entre os residenciais terapêuticos, o mais antigo é a Pensão Nova Vida, no bairro Cristal – um dos pioneiros no Brasil. Nesses locais, os pacientes veem a chance de reorganizar sua vida social, afetiva e econômica, já que aprendem a realizar tarefas que se transformam em fontes de renda. 


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581