.
 
 
Tratamento contra o câncer
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/07/2009

Tratamento contra o câncer

Equipamentos garantem diagnóstico mais preciso e tratamentos mais eficazes

Preocupados com a grave evolução da doença, hospitais de todo o mundo estão se equipando para oferecer diagnósticos precisos e tratamentos mais eficientes na luta contra o câncer. Os novos equipamentos auxiliam na detecção precoce da doença, possibilitando a redução dos procedimentos invasivos, além de melhorar o monitoramento de recorrências da doença e melhor planejar e analisar a eficácia dos tratamentos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, do total de 58 milhões de mortes ocorridas no mundo, o câncer foi responsável por 7,6 milhões, o que representou 13% de todas as mortes. Estima-se que em 2020 o número de casos novos de câncer no mundo seja da ordem de 15 milhões, sendo que cerca de 60% deles surgirão em países em desenvolvimento. No Brasil, as estimativas para o ano de 2009 apontam que serão mais 466.730 pacientes com câncer.

Os novos tomógrafos como o Siemens Definition Plus 128 disponível no Centro de Diagnóstico do Beneficência Portuguesa de São Paulo, é um desses equipamentos. Capaz de rastrear o estadiamento de um tumor, ou seja, classificar em que estágio o tumor está, o equipamento registra 400 imagens por segundo e faz cortes de 0,25 mm, o que permite detectar, com maior precisão, lesões menores. O hospital é o primeiro em São Paulo a ter esse tomógrafo, o terceiro no Brasil (os outros dois estão em Belém e em Curitiba). É o mais avançado e revolucionário conceito em Sistema de Tomografia do País, explica o diretor de tomografia do hospital Rainer Haetinger: “A vantagem do equipamento é no sentido de ter grande rapidez de aquisição e também com cortes cada vez mais finos, com menos milímetros de espessura”. Com ele é possível ainda realizar uma tomografia em crianças sem aplicação de anestesia, uma vez uma tomografia de tórax, por exemplo, é feita em apenas 4 segundos. Extremamente veloz, o tomógrafo também reduz o tempo de exposição do paciente à radiação.

Outro equipamento, também faz uso da alta tecnologia para detectar diferentes tipos de tumores. Resultado da combinação entre a observação anatômica - realizada por meio de Tomografia Computadorizada (CT) – e a análise metabólica - feita por um equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) – o PET / CT é um método que agrega, em apenas um procedimento, dois exames essenciais para a avaliação dos pacientes com diferentes tipos de câncer. Disponível no Hospital São José, unidade integrante do complexo hospitalar da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o procedimento garante excelente qualidade diagnóstica.

 “Com ele é possível registrar anormalidades metabólicas na tentativa de identificar o local exato do tumor. Trata-se de um exame seguro, eficaz e não invasivo, que mostra a progressão da doença e avalia a resposta ao seu tratamento”, explica o Dr. Douglas Jorge Racy, radiologista da Méd Imagem, do Hospital São José.

O PET / CT faz uso de glicose marcada com material radioativo, por isso necessita, além do radiologista, um médico nuclear para sua realização. O exame mostra as áreas do corpo que estão acumulando muita glicose, o que pode representar células cancerosas em atividade.

TRATAMENTO DE PRIMEIRA

Como iniciativa pioneira, em 1993 o Beneficência Portuguesa de São Paulo instalou o serviço de radiocirurgia no hospital. Com profissionais de destaque na área e mantendo sempre equipamentos atualizados e de ponta, o serviço é referencia nacional e internacional, tendo realizado mais de 4 mil radiocirurgias desde então. O hospital é o único na América do Sul a possuir o Novalis 4D, equipamento de radiocirurgia que aplica altas doses de radiação em uma área específica, com alta precisão e sem afetar os tecidos sadios ao redor.

O Novalis 4D faz uso contínuo de escopia tridimensional por RX e navegação por infravermelho durante todo o procedimento de irradiação, localizando constantemente a lesão que está em tratamento e fazendo as correções necessárias de forma robótica para que o local permaneça milimetricamente na área correta.

A radiocirurgia é um dos mais avançados métodos não-invasivos para tratamento de tumores cerebrais. Chegou ao Brasil em 1990 e, de lá para cá, tem ajudado a muitas pessoas que sofrem com esse tipo de câncer. Entretanto, pacientes que apresentam tumor em qualquer outra parte do corpo até então não podiam receber os benefícios dessa tecnologia. Com o Novalis 4D, a radiocirurgia passa a ser aplicada, pela primeira vez no Brasil, em lesões que não são fixas, como na próstata e pulmão. Quem sofre com tumores de coluna vertebral e medula espinal, até então considerados de alto risco para serem tratados com a radiocirurgia, também serão beneficiados.

SOBRE O BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO

Fundado em 2 de outubro de 1859 o Beneficência Portuguesa de São Paulo é o maior complexo hospitalar privado da América Latina. Instalado em duas unidades - o Hospital São Joaquim e o Hospital São José - possui mais de 143 mil metros quadrados, 6.000 colaboradores e 1.500 médicos especialistas. Com 1.920 leitos - sendo 233 deles destinados à UTI - e 64 salas cirúrgicas, atende, anualmente, cerca de 300 mil pessoas, além de realizar mais de 4 milhões de exames e 30 mil cirurgias. Disponibiliza atendimento em mais de 60 áreas médicas e possui o maior banco de sangue privado do País.

A Instituição é considerada um centro de referência em cardiologia, com uma equipe médica constituída pelos principais especialistas. Realiza mais de 16 mil procedimentos hemodinâmicos (entre eles cateterismos e angioplastias) e é responsável por 34% das cirurgias cardíacas, 74% das cirurgias cardíacas pediátricas e 56% das Revascularizações do Miocárdio, realizadas no Estado de São Paulo.

É considerado também um centro de referência em transplantes. Entre 1973 e 2007, foram realizados no Beneficência Portuguesa cerca de 4 mil transplantes entre coração, fígado, medula, rim, pulmão, pâncreas, entre outros. Um caso raro e inédito foi realizado em 1993, quando um paciente operado no hospital passou a viver com dois corações. Cinco anos depois, foram feitos o primeiro transplante bilateral de pulmão e o primeiro transplante conjunto de coração e pulmão com êxito no Brasil. Em 1996, o Hospital realizou o primeiro transplante de pâncreas-rim com sucesso no Estado de São Paulo e reinaugurou esta modalidade de transplantes no Brasil, que estava inativa desde 1993.

O Beneficência Portuguesa de São Paulo, ao longo dos seus 150 anos, vem desenvolvendo um importante trabalho de responsabilidade social, oferecendo o que há de melhor em saúde, tecnologia e infraestrutura para todas as classes sociais do País.

 


Autor: Bruna Burri
Fonte: Giusti Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581