.
 
 
Poluição atmosférica causada pelo tráfego prejudica função renal
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/05/2013

Poluição atmosférica causada pelo tráfego prejudica função renal

A descoberta pode explicar o impacto conhecido da poluição do ar sobre doenças do coração e o risco de acidente vascular cerebral

Cientistas dos EUA demonstraram que a exposição à poluição do ar causada por tráfego intenso pode prejudicar o funcionamento dos rins.

A pesquisa sugere que a descoberta pode explicar o impacto conhecido da poluição do ar sobre doenças do coração e o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Os dados foram publicados no BMJ-British Medical Journal.

Os autores avaliaram mais de 1.100 adultos que tinham sofrido um acidente vascular cerebral entre 1999 e 2004 e haviam sido internados em hospitais da área metropolitana de Boston.

Na admissão, a equipe mediu a creatinina do soro de cada paciente. A creatinina é um subproduto do metabolismo muscular e é filtrado para fora do corpo, pelos rins, conhecido como a taxa de filtração glomerular ou GFR. A GFR é, portanto, um indicador da saúde dos rins e de como eles estão funcionando.

Metade dos pacientes vivia a menos de 1 km de uma estrada principal e o restante vivia entre 1 e 10 km de distância.

Depois de levar em conta fatores de influência, como idade, sexo, raça, tabagismo, condições subjacentes, tratamento para doenças cardíacas e o bairro de moradia, os pesquisadores notaram que aqueles pacientes que viveram mais perto de uma estrada principal tiveram a menor taxa de filtração glomerular.

Aqueles que viveram a 50 metros tinham uma taxa de filtração glomerular 3.9 ml/minute/1.73 m2 menor do que aqueles que viviam a 1 mil metros de distância. Esta diferença é comparável a uma redução na taxa de filtração glomerular associada a pessoas 4 anos mais velhas.

Os autores calcularam que uma redução na proximidade de uma estrada principal de 1 mil metros para 50 metros pode estar associada com um aumento de 4% na taxa de morte cardiovascular e um aumento de 1% em todas as causas de morte. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581