.
 
 
Mais mulheres com HIV até 2011
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/07/2009

Mais mulheres com HIV até 2011

Casos de Aids deve ultrapassar o número de homens infectados

Até 2011, o número de mulheres contaminadas pelo vírus HIV deverá ultrapassar o de homens, segundo perspectiva do diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de João Pessoa, Roberto Maia. Enquanto nos anos 90, existia uma mulher infectada para cada 16 homens, hoje são 2 homens para cada mulher que contrai o vírus. Em João Pessoa, o primeiro caso de Aids foi registrado em 1985. De lá até 2008, já são contabilizados 1064 pacientes infectados, sendo 39% em pessoas na faixa de 30 a 40 anos e cerca de 10% acima de 50 anos. Na faixa etária de 40 a 50 anos o percentual e de 20%, de 20 a 30 anos é de 15% e de zero a 20 anos o índice é de 16%.

Hoje, 610 pessoas convivem com a doença na capital, mas a boa notícia é que a incidência vem diminuindo por aqui. Enquanto em 2005 foram registrados 22 casos para cada cem mil habitantes; no ano passado esta proporção caiu para 12 em cada grupo de cem mil. Para amenizar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida durante o tratamento as terapias são fundamentais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fazer uma seleção de projetos que deverão ser entregues até 27 de julho. Os trabalhos serão elaborados por organizações não-governamentais - existem 18 na Capital paraibana.

Roberto Mais, do CTA, destacou que com as terapias, os pacientes que vivem com o HIV/Aids ganham uma ocupação, ajudando a melhorar o dia a dia e a conviver com a doença, já que existe a adaptação ao tratamento, inclusive, com os efeitos da medicação retroviral e os aplicados para conter o avanço das doenças oportunistas.

O projeto existe desde 2007 e descentraliza os recursos enviados pelo governo federal. Parte desta verba é utilizada na concretização das atividades destinadas ao movimento social de Aids. Este ano, 9 trabalhos serão selecionados. O custo médio de cada um é de 20 mil reais, beneficiando, além de pacientes soropositivos, grupos de estudantes, com informações. A duração varia entre 6 e 10 meses. Apesar do pouco tempo, Maia garantiu que o resultado é bastante efetivo. O resultado da seleção será publicado em 30 de agosto.

Segundo ele, o comitê que julgará os trabalhos é composto por três pessoas com amplo conhecimento sobre ações voltadas para os pacientes soropositivos. A expectativa é que este ano sejam recebidos entre 15 e 20 projetos. O edital está no site da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br). O valor total dos investimentos é de R$ 170 mil, sendo seis destinados à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e assistência as pessoas que vivem com HIV/AIDS. Cada instituição poderá concorrer com dois projetos. A seleção também pretende promover a prevenção de uma epidemia da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Leia ainda:

Uma em cada 60 mil bolsas de sangue pode estar contaminada com o vírus HIV
Dado é oriundo da pesquisa da Fundação Pró-Sangue, realizado em 2006

Cientistas criam meio de achar pacientes de Aids com resistência a drogas
Em países pobres, não há dinheiro para testes convencionais. Novo protocolo parece ser mais eficiente que recomendação da OMS

Lista com mais de 80 variações do vírus HIV
Pesquisa visa monitorar tendências mutagênicas do vírus


Autor: Lucilene Meireles - PB
Fonte: Gestos, Soropositividade, Comunicação e Gênero (Paraíba)

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581