.
 
 
Poluição causada pelo trânsito eleva risco de hiperatividade infantil
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/05/2013

Poluição causada pelo trânsito eleva risco de hiperatividade infantil

Crianças expostas à poluição do ar nos primeiros anos de vida foram mais propensas a apresentar transtorno aos 7 anos

A exposição de crianças muito pequenas à poluição do ar provocada pelo tráfego de automóveis pode estar relacionada a um maior risco de desenvolver hiperatividade na infância, de acordo com pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos EUA.

A pesquisa revela que crianças expostas a maior quantidade de poluição atmosférica provocada pelo trânsito nos primeiros sete anos de vida foram aquelas que tiveram maior risco do transtorno.

"Há uma crescente preocupação com os efeitos potenciais da poluição do ar relacionada ao tráfego de veículos sobre o cérebro em desenvolvimento. Esse impacto não é totalmente compreendido devido a estudos epidemiológicos limitados. Para nosso conhecimento, esta é a maior pesquisa a investigar a exposição precoce à poluição do ar relacionada com o tráfego e os resultados neurocomportamentais na idade escolar", afirma o autor da pesquisa Nicholas Newman.

Newman e seus colegas coletaram dados do Estudo de Alergia Infantil e Poluição Atmosférica de Cincinnati, levantamento que analisou os efeitos da poluição sobre o risco de alergia infantil.

Eles acompanharam 576 crianças desde o nascimento até elas completarem sete anos, idade em que passaram por uma avaliação comportamental. Das 762 crianças inicialmente incluídas no estudo, 576 passaram pela análise final aos 7 anos.

Os resultados mostraram que as crianças expostas a maior quantidade de poluição atmosférica provocada pelo trânsito nos primeiros sete anos de vida foram aquelas que tiveram um maior risco de apresentar ' situação de risco' para hiperatividade, o que significa que elas precisam ser monitoradas com frequência para que não desenvolvam sintomas do transtorno.

"Vários mecanismos biológicos podem explicar essa relação doença-poluição, entre eles o estreitamento dos vasos sanguíneos e a toxidade presente no córtex pré-frontal do cérebro, problemas provocados por poluentes. A poluição pode causar problemas do neurodesenvolvimento, mas é um fator de risco modificável", conclui Newman.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês)


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581