.
 
 
Crefito5 firma parceria com SMS para criação de Centro de Reabilitação em Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/05/2013

Crefito5 firma parceria com SMS para criação de Centro de Reabilitação em Porto Alegre

Foi dado mais um passo para a concretização de um centro integral de reabilitação em Porto Alegre

Um centro integral de reabilitação em Porto Alegre é um sonho antigo, tanto dos usuários quanto do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (Crefito5). Na última terça-feira (21) foi dado mais um passo para a concretização desse objetivo, quando foi firmada uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre para que o Conselho integre o Grupo Condutor, responsável pela criação de projeto para centro de reabilitação no município. “A Prefeitura gostaria muito de ter um centro de reabilitação, mas ele só será possível se houver parcerias”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Carlos Casartelli.

Na última terça-feira, a conselheira do Crefito5, Sonia Manacero, a presidente do Crefono, Marlene Danesi, e o presidente da Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes (AAPAD), Geraldo Niederauer, reuniram-se com o secretário de saúde e com assistência de planejamento da SMS para discutir as novas portarias do Governo Federal e o projeto Viver Sem Limites, que prevê criação de centros em todo o país. Na ocasião, Casartelli informou que atualmente o município conta com uma rede referenciada para o tratamento de reabilitação e que o Ministério da Saúde, de acordo com as portarias e reuniões realizadas, prevê centros especializados de reabilitação, mas não um grande centro, conforme o indagado pelo grupo.

Sonia alertou que a necessidade de um centro de reabilitação é um assunto antigo e que já foram realizadas conversas até com a Previdência Social a fim de reativar o antigo Centro de Reabilitação Profissional. Casartelli enfatizou que a maior dificuldade do município não está na compra ou na construção de um centro e sim na equipe que irá atender no local. Ele também ressaltou que para buscar verbas com o Governo Federal é necessária a participação do Governo do Estado além de, claro, uma parceria que viabilize a contratação de pessoal. “Hoje, a maior parte da nossa folha está comprometida com os profissionais da saúde, não teríamos como arcar com mais pessoal, mas gostaríamos muito conquistar parcerias para a criação de um centro de reabilitação”, completou.

Por fim, Casartelli ainda mencionou que um dos maiores problemas está em construir um projeto que seja adequado às exigências do Governo Federal e às necessidades dos usuários. Assim, os presentes manifestaram interesse em participar do Grupo Condutor na construção de um projeto de um centro de reabilitação que atenda às carências da população do Estado. A SMS deverá entrar em contato com o Crefito5 e Crefono7 para continuidade dessa ação. 


Autor: Thaise de Moraes
Fonte: Assessora de Comunicação do Crefito-5

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581