.
 
 
Poliomielite
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/06/2013

Poliomielite

Vacinação contra pólio terá início em 8 de junho

Começou a divulgação da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de 8 a 21 de junho. A imunização é para crianças de seis meses a menores de 5 anos, e mesmo aquelas que estejam com as vacinas em dia devem receber a dose oral contra a pólio.

 
Ao contrário de anos anteriores, quando a campanha de vacinação era dividida em duas etapas, agora a vacinação tem apenas um período. No dia 8 de junho, será feita em unidades de saúde e em postos volantes instalados em supermercados, shoppings centers e parques (clique aqui para conferir a lista de endereços). Depois, estará à disposição em todas as unidades de saúde. É importante que pais e responsáveis não esqueçam de levar a caderneta de vacinação das crianças. 
 
Os objetivos da campanha são manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite e garantir proteção coletiva contra a disseminação do vírus causador da doença. Dessa forma, cria-se a imunidade de grupo. A vacina é o único meio de prevenção à poliomielite, porque não existe tratamento. A meta da campanha em Porto Alegre é imunizar no mínimo 95% da população infantil na faixa etária recomendada. 
 
Mobilização - Durante a semana, a SMS realizou uma blitz para distribuição de material informativo, com a presença dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha. A mobilização incluiu a veiculação de mensagens no sistema de som do aeroporto Salgado Filho e da rodoviária. No aeroporto, a avó Vera, que esperava o neto Lucas, de 2 anos, vindo de São Paulo para passar o feriadão em Porto Alegre, ressaltou a relevância da campanha. “Acho bom demais, para conscientizar as pessoas. É uma doença que tem de ser combatida com todo cuidado", disse ela. A partir deste sábado, 1º, até 7 de junho, carros de som estarão percorrendo as regiões das oitos Gerências Distritais de Saúde, com a família Zé Gotinha, para divulgar a campanha. 
 
Risco da doença - Desde 1990, o Brasil não tem registro de casos de poliomielite. Mas a imunização – desenvolvida na década de 1950 - continua sendo necessária, porque sempre existe a possibilidade de o poliovírus (causador da pólio) entrar no país por meio de pessoas vindas de outras nações onde a doença ainda se manifesta. De 2007 a 2012, houve casos em 35 países – entre eles Afeganistão, Nigéria e Paquistão, onde a pólio ainda ocorre constantemente.
 

Autor: Assessoria de Comunicação Social. Imagem: Gabriel Severo
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581