.
 
 
Droga pode revolucionar tratamento de forma resistente da tuberculose
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/06/2013

Droga pode revolucionar tratamento de forma resistente da tuberculose

Segundo OMS, o bedaquiline, ainda em fase de testes, deve ser administrado com cuidados especiais

Pela primeira vez, em mais de 40 anos, uma nova droga para combater a forma resistente da tuberculose (MDR-TB), com um novo mecanismo de ação, está disponível e já recebeu o sinal verde do US Food and Drug Administration (FDA).

Segundo a OMS, o bedaquiline tem grande potencial para tratar os casos mais graves da tuberculose, mas ao mesmo tempo, as informações sobre o remédio continuam limitadas.

Por isso, a agência da ONU lançou um guia provisório, com cinco condições, para tratar pacientes adultos. Como o bedaquiline ainda está em fase de testes, a OMS alerta que os pacientes devem ser monitorados de perto e devem ser informados dos riscos e dos benefícios do novo remédio.

- São necessárias precauções especiais quando bedaquiline é usado em pessoas com 65 anos ou mais, e em adultos que vivem com o HIV. Uso em mulheres grávidas e crianças não é recomendado.

Pacientes devem estar plenamente conscientes dos potenciais benefícios e malefícios da droga nova, e devem assinar um documento afirmando terem sido informados do tratamento.

- Todos os princípios sobre os quais os regimes de tratamento de MDR-TB recomendados pela OMS são baseadas, devem ser seguidos, principalmente a inclusão de quatro medicamentos de segunda linha eficazes.

- Medidas de farmacovigilância devem ser implantadas para garantir a detecção precoce e tratamento adequado das reações adversas ao medicamento e interações potenciais com outras drogas.

- A OMS recomenda a aceleração de estudos de Fase III para gerar uma base de dados mais abrangente que servirá para criação de uma política de uso do bedaquiline.

A Organização Mundial da Saúde calcula que a tuberculose resistente a remédios afeta 500 mil pessoas por ano, no mundo inteiro. Os métodos atuais de tratamento do tipo mais resistente da tuberculose apresentam vários desafios. Eles duram 20 meses ou mais, exigem o uso diário de medicamentos mais tóxicos, mais caros e menos eficazes. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581