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Software de computador melhora interação social de pessoas com fobia
 
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18/06/2013

Software de computador melhora interação social de pessoas com fobia

Sistema permite aos usuários treinar suas habilidades interpessoais e pode ajudar na vida pessoal e no mercado de trabalho

Cientistas do Massachusetts Institute of T echnology, nos EUA, desenvolveram um novo software que pode ajudar pessoas a praticar suas habilidades interpessoais até que se sintam mais confortáveis em situações como uma entrevista de emprego.

O software, chamado MACH (My Automated Conversation coacH), usa um rosto gerado na tela do computador, juntamente com análise da linguagem, dos movimentos faciais e do comportamento simulando conversas face-a-face. Em seguida, ele fornece aos usuários feedback sobre suas interações.

O líder da pesquisa M. Ehsan Hoque afirma que o trabalho pode ser útil para uma ampla gama de pessoas. "As habilidades interpessoais são a chave para ser bem sucedido no trabalho e em casa. Como surgem e como podemos transmitir os nossos sentimentos aos outros nos definem. Mas não há muita ajuda lá fora, para melhorar o segmento de interação", afirma Hoque.

Segundo Hoque, muitas pessoas com fobias sociais querem a possibilidade de ter algum tipo de sistema automatizado para que possam praticar interações sociais em seu próprio ambiente. Eles desejam controlar o ritmo da interação e praticarem quantas vezes quiserem. "O software MACH oferece todos esses recursos", afirma.

Projetado para funcionar em um laptop comum, o sistema usa a webcam do computador para monitorar expressões faciais e movimentos de um usuário, e seu microfone para captar a fala do assunto. O sistema MACH analisa sorrisos do usuário, gestos de cabeça, o volume e a velocidade da fala, entre outras coisas. O entrevistador automatizado pode sorrir e acenar com a cabeça em resposta a fala e movimentar fazendo perguntas e dando respostas.

A equipe testou o software em testes aleatórios com 90 voluntários. Primeiro, os indivíduos do teste, que eram falantes nativos de Inglês, foram divididos em três grupos. Cada grupo participou de duas entrevistas de emprego simuladas, com uma semana de intervalo, com conselheiros de carreira do MIT.

Entre as duas entrevistas, sem o conhecimento dos conselheiros, os alunos receberam ajuda: Um grupo assistiu a vídeos de conselhos sobre entrevistas, enquanto um segundo grupo passou por uma sessão prática com MACH, mas não recebeu retorno diferente de um vídeo do seu próprio desempenho.

Finalmente, um terceiro grupo usou MACH e então viu vídeos de si mesmos acompanhados de uma análise de tais medidas como o quanto eles sorriam, quão bem eles mantiveram contato com os olhos e quão bem eles modularam suas vozes.

Avaliações por outro grupo de conselheiros de carreira mostraram melhora significativa entre os membros do terceiro grupo, incluindo "parecer animado com o trabalho", "desempenho global", e "você recomendaria contratar esta pessoa?" Em todas essas categorias, por comparação, não houve mudança significativa para os outros dois grupos.

Uma razão para o feedback do sistema automatizado ser eficaz, afirma Hoque, é precisamente porque ele não é humano. "É mais fácil dizer a verdade brutal através do [software], porque ele é objetivo".

Enquanto a implementação inicial foi focada em ajudar os candidatos a conseguir empregos, Hoque destaca que o treinamento com o software poderia ser útil para muitos tipos de interações sociais.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês).


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net
Autor da Foto: MIT

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