.
 
 
Cirurgia bariátrica pode reduzir em mais de 50% risco de morte por doenças cardiovasculares
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/06/2013

Cirurgia bariátrica pode reduzir em mais de 50% risco de morte por doenças cardiovasculares

Pesquisa mostra diminuição em glicemia, triglicérides e aumento do bom colesterol

A cirurgia bariátrica pode ajudar a diminui o risco de doenças cardiovasculares por um período de, pelo menos, dez anos. Os dados foram apresentados na sexta-feira (20), durante o 1º Simpósio Internacional de Videocirurgia, promovido pela SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).

Realizada na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, a pesquisa foi feita com cerca de 800 pacientes sete anos após a realização do procedimento. De acordo com o chefe de cirurgia da universidade, John Morton, a operação pode reduzir em até 56% a mortalidade por doenças do coração.

Entre os resultados, destaca-se a redução de triglicérides (20%), glicemia de jejum (80%) e o aumento do índice de colesterol bom (10%).

Segundo o presidente da SBCBM, Almino Ramos, o levantamento confirma o aumento da utilização da cirurgia em tratamentos de doenças relacionadas à obesidade, independentemente dos critérios atuais determinados pelo IMC (Índice de Massa Corporal).

— Além de diabetes, apneia do sono e hipertensão, é muito significativa a evidência de que o tratamento cirúrgico tem um impacto direto na redução do risco cardiovascular.

A mesma análise foi feita em um grupo de jovens na faixa dos 16 anos que também se submeteram a cirurgia. Para Morton, a operação prolonga o controle de risco cardíaco. O médico ainda ressalta que a participação dos pacientes diminuiu com o passar do tempo. No primeiro ano, o estudo monitorou 71% dos pacientes; no segundo ano, foram 34,6% e, a partir do terceiro, essa porcentagem caiu para 29%.

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 300 mil mortes por ano nos Estados Unidos, o que leva a cirurgia bariátrica a ocupar a primeira colocação no ranking mundial de volume de procedimentos bariátricos.

As principais causas que desenvolvem problemas no coração são a obesidade e o tabagismo. Além dessas, diabetes tipo 2, hipertensão e apneia do sono também contribuem para o surgimento deste quadro.

Mais de 80 milhões de adultos e 12 milhões de crianças norte-americanas são classificadas como obesas. Já no Brasil, 50% da população possuem sobrepeso e 21% é considerada obesa. 


Autor: Redação
Fonte: R7 - Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581