.
 
 
Mais de 9 mil pacientes já foram atendidos em hospital com software livre no Haiti
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/07/2013

Mais de 9 mil pacientes já foram atendidos em hospital com software livre no Haiti

A aplicação do sistema OpenMRS no atendimento médico foi apresentado no fisl14

O uso do software livre com um impacto de transformação social foi o que impulsionou a empresa ThoughtWorks a unir esforços à organização Partners In Health, no Haiti. A parceria resultou na inauguração do Hospital de Mirebalais, em abril deste ano, passando a ser o único centro médico de grande porte no mundo com um projeto baseado no OpenMRS – antes aplicado apenas em pequenas clínicas. Até o momento já foram registrados nove mil pacientes únicos, dos quais 69% são mulheres.

Depois do trágico terremoto no Haiti, em 2010, o hospital marcou a história do país por ser o primeiro hospital com equipamentos digitais e com integração total entre eles e o sistema de registros médicos. O hospital já registra mais de 15 mil atendimentos realizados, principalmente na pediatria, saúde da mulher e entre portadores de doenças crônicas, como a tuberculose e a aids.

Os próximos passos é o planejamento, juntamente com o governo haitiano, da implementação do sistema em outros centros médicos do País. O projeto possibilitará o compartilhamento dos dados dos pacientes o mais rápido possível.

O OpenMRS é um software livre focado em desenvolver sistemas de registros médicos em ambientes com recursos restritos. A plataforma surgiu da necessidade de escalar o tratamento da aids na África, em 2004. O sistema foi criado em uma estrutura modular que permite a criação de funcionalidades personalizadas de acordo com a necessidade local.

Sobre o Fórum Internacional Software Livre (FISL)

O Fórum Internacional Software Livre (FISL) acontece desde o ano 2000 - chegando em sua 14ª edição. É considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o FISL surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. O evento é o momento de encontro físico de muitas pessoas de diversas partes do mundo que se conhecem e trabalham apenas pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do fisl e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil. 


Autor: Redação
Fonte: Enfato Multicomunicação
Autor da Foto: Táris Schneider

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581