.
 
 
Saúde inaugura segundo espaço temático dedicado à amamentação
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/07/2013

Saúde inaugura segundo espaço temático dedicado à amamentação

Projeto desenvolvido com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde, promover a qualidade de vida e reduzir o adoecimento e a mortalidade materna e infantil

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre inaugura o segundo Espaço Aconchego Mãe-bebê na última quinta-feira, 4, às 10h, na Unidade Básica de Saúde Modelo, na rua Jerônimo de Ornellas, 55. O projeto, desenvolvido pela área técnica de Nutrição e Política de Humanização, foi criado com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde, promover a qualidade de vida e reduzir o adoecimento e a mortalidade materna e infantil.

Visa ainda a assegurar o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e a prática do aleitamento por meio de um ambiente temático confortável e acolhedor, com poltrona, comoda/trocador, aparelho de som, móbile, luminária e climatização. O atendimento contará com a escuta qualificada de profissionais de saúde da unidade materno-infantil e com o apoio dos demais setores do serviço.

O primeiro espaço com essas características foi inaugurado no Centro de Saúde IAPI, em março deste ano. Essa estrutura é a segunda dos 15 espaços que serão implantados em serviços de atenção básica da rede municipal de saúde. O projeto envolve as equipes de saúde da Rede Amamenta Brasil, acompanhadas por tutor e Grupo de Trabalho em Humanização, numa perspectiva de abordagem integral, acolhedora, resolutiva e humanizada.

Capacitação - Todas as unidades de saúde envolvidas participaram de oficinas de sensibilização e capacitação e serão contempladas com infraestrutura de materiais e móveis para este fim. Com isso, os novos espaços asseguram privacidade e individualidade às usuárias e seus bebês, ampliando o atendimento para além dos aspectos biológicos, incluindo também as dimensões social e subjetiva.

O novo ambiente dedicado a mães e bebês irá fortalecer as ações que a UBS já desenvolve, entre elas, grupos de gestantes e de pais e bebês do 1º e 4º mês de vida, além de orientações sobre aleitamento e manejo de dificuldades na amamentação identificadas em consultas. Segundo indicadores de aleitamento materno obtidos nas consultas de pediatria, em maio deste ano, 88,23% das crianças menores de 6 meses, atendidas na UBS Modelo, estavam recebendo leite materno, e, destas, 76% estavam em aleitamento exclusivo.

Das crianças de 6 a 11meses, 77,14% estavam recebendo leite materno. Esse percentual sobe para 83,33% entre crianças de 12 a 15 meses. As metas para este ano são de aumentar a taxa de aleitamento materno exclusivo na primeira consulta do recém-nascido de 79,3% para 83%, em crianças acompanhadas pelo programa Prá-nenê. Para crianças aos quatro meses de vida, acompanhados pela ESF, a meta é quer esse indicador hoje em 76,7%, atinja 80%.

O Espaço Aconchego Mãe-bebê, localizado no andar superior da UBS Modelo, estará disponível para as usuárias no horário de funcionamento da unidade, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. 


Autor: Ana Lúcia Fumegalli
Fonte: Portal PMPA - Saúde
Autor da Foto: Samuel Maciel - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581