.
 
 
Radiologistas gaúchos manifestam repúdio à exploração de mão de obra dos médicos brasileiros
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/07/2013

Radiologistas gaúchos manifestam repúdio à exploração de mão de obra dos médicos brasileiros

Medidas anunciadas pelo Governo Federal, aumenta duração da capacitação na especialidade médica para até 12 anos

A Associação Gaúcha de Radiologia manifesta total contrariedade à medida anunciada pelo Governo Federal, que obriga os estudantes de medicina, que começarem o curso em 2015, a trabalharem por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS). Somente após este período, estes profissionais poderão receber o diploma de graduação. Caso desejem ser especialistas em uma área de atuação, deverão continuar seus estudos após concluírem esta etapa. No caso da Radiologia, a duração de capacitação, somando a graduação e especialização, será de até 12 anos.

- Os nossos governantes querem resolver o problema dos custos com a saúde pública brasileira, explorando a mão de obra barata dos estudantes de medicina. Certamente as entidades médicas nacionais reverterão isso juridicamente e invalidarão este processo - considera o presidente da AGR, Ildo Betineli.

O programa, intitulado "Mais Médicos para o Brasil", valerá para todas as escolas de medicina do país, públicas ou privadas. Além disso, a AGR ressalta que também é contrária a medida do Governo Federal, que anuncia a disponibilidade de contrato por três anos, com bolsa mensal de R$ 10 mil, sem garantias trabalhistas, aos médicos brasileiros que se dispuserem a trabalhar nas zonas mais longínquas do país.

Diante das medidas, consideradas arbitrárias pela AGR, a entidade convoca os radiologistas a unirem-se com as demais especialidades médicas, em reunião que será realizada na última quarta-feira (10/07), às 19h, na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre. Durante o encontro, será definido o posicionamento adequado dessas entidades diante os recentes anúncios dos governantes brasileiros.

Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista. 


Autor: Rafael Dias Borges
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581