.
 
 
Amaral Carvalho tem um dos menores índices de infecção hospitalar do país
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/07/2009

Amaral Carvalho tem um dos menores índices de infecção hospitalar do país

Avaliação é feita mediante comparação com hospitais do mesmo porte e complexidade; índice de infecção é de apenas 2,5%

O Hospital Amaral Carvalho tem apenas 2,5% de infecção hospitalar, segundo última avaliação realizada pelo departamento de Infectologia interno. O número é baixo com relação aos parâmetros nacionais de hospitais do mesmo porte, de acordo com a responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e gerente de riscos, Brígida Reis.
 
A avaliação é feita mediante a comparação com outros hospitais do mesmo porte e complexidade, já que não existe parâmetro pré-estabelecido. "Quando participamos de congressos onde são relatados os índices de outros hospitais, percebemos que estamos bem. Não existe um parâmetro fixo; seria necessário comparar o tamanho do hospital, número de leitos, complexidade e tipo de cirurgia, se faz transplante ou não, entre outras variáveis. Mas quando colocamos o Amaral ao lado de hospitais do mesmo porte e com o mesmo grau de complexidade, vemos que nossa taxa de infecção hospitalar é baixa devido às medidas desenvolvidas de prevenção", esclarece a médica.
 
O HAC adquiriu recentemente quatro máquinas novas para a Central de Materiais a fim de diminuir a proliferação de micobactérias e infecção no sítio cirúrgico. Além disso, é realizado o controle de antimicrobianos, divido em três grupos de antibióticos. Os mais simples são liberados, os considerados de médio risco precisam de justificativa por escrito do médico para liberação e os considerados de alto risco necessitam de solicitação especial aprovada pelo departamento de Infectologia.
 
Foto: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC 
De acordo com dra. Brígida, o controle de antibióticos é uma preocupação não apenas do Hospital Amaral Carvalho, mas mundial. "Profissionais da área da saúde têm atenção especial para isso, já que o uso indiscriminado de antibióticos está levando a população a criar uma resistência bacteriana muito grande. Hoje é necessário critério na prescrição de antibióticos de amplo espectro", esclarece a médica.
 
 

 


Autor: Bruna Oliveira
Fonte: Fundação Dr. Amaral Carvalho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581