.
 
 
Equipe cria revestimento antibacteriano à base de compostos de plantas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/08/2013

Equipe cria revestimento antibacteriano à base de compostos de plantas

Revestimentos poderiam ser aplicados em produtos industriais e de consumo médico, como cateteres e implantes ortopédicos

Equipe de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos EUA, descobriu que compostos encontrados no vinho tinto e no chá verde podem ser usados na produção de revestimentos antibacterianos eficazes.

A pesquisa indica que os polifenóis, moléculas encontradas nas plantas, são pegajosos. Os pesquisadores, então, exploraram esta propriedade útil, além de manter algumas das conhecidas propriedades biológicas dos compostos. Eles criaram novos revestimentos multifuncionais à base de ácido tânico e pirogalol, compostos de baixo custo parecidos com os polifenóis mais complexos encontrados no chá, no vinho e no chocolate.

Segundo os pesquisadores, apenas dissolver o pó de polifenóis na água com o nível adequado de sal rapidamente produz revestimentos incolores que têm propriedades antioxidantes, não são tóxicos e podem matar as bactérias.

Os revestimentos poderiam ser usados em uma ampla gama de produtos industriais e de consumo médico, como cateteres e implantes ortopédicos até membranas para purificação de água e materiais utilizados no processamento de alimentos, embalagem e preparação.

"Descobrimos uma maneira para aplicar revestimentos em uma grande variedade de superfícies que aproveita as propriedades adesivas dos compostos de polifenóis. É um processo de revestimento muito simples e as propriedades antibacterianas e antioxidantes são preservados", afirma Phillip B. Messersmith, que liderou a pesquisa.

Segundo os pesquisadores, a abordagem permite pegar um implante de quadril em aço inoxidável, aplicar o processo a ele e o revestimento que surge espontaneamente e sem outras modificações mata as bactérias e espécies reativas de oxigênio, como os radicais livres.

A equipe destaca que o que é interessante é que as matérias-primas que encontramos regularmente na nossa dieta podem nos beneficiar de uma maneira que nunca se tinha imaginado, como revestimentos sobre dispositivos médicos.

"Os revestimentos naturalmente tem propriedades que são muito benéficas para salvar vidas e manter as pessoas saudáveis. Sem qualquer modificação, eles podem ajudar a prolongar a vida útil de um dispositivo médico, reduzir a inflamação em um paciente e evitar infecções bacterianas", afirmam os autores.

Os pesquisadores destacam que os revestimentos à base de polifenóis vegetais são vantajosos porque são incolores, não alterando as propriedades ópticas de um material, e os compostos usados para produzi-los são cerca de 100 vezes mais baratos. Além d éter propriedades antibacterianas e antioxidantes inatas. 


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net
Autor da Foto: Nevodka - Stock Photo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581