.
 
 
Injeção de genes regenera células cardíacas para tratar doenças
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/08/2013

Injeção de genes regenera células cardíacas para tratar doenças

Combinação de genes reprograma células de pacientes com doenças do coração em células funcionais do músculo cardíaco

Nova técnica desenvolvida por pesquisadores dos EUA pode ajudar a regenerar células cardíacas para tratar doenças do coração.

A equipe criou uma nova abordagem que pode um dia ser usada para converter células de pacientes com doenças do coração em células do músculo cardíaco que poderiam atuar como um tratamento personalizado para a condição.

Os resultados foram publicados na revista Stem Cell Reports.

Os pesquisadores relataram anteriormente a capacidade de converter as células formadoras da cicatriz no coração (chamadas fibroblastos) em novas células musculares funcionais em ratos que tinham sofrido ataques cardíacos, assim, regenerando o coração a partir de dentro.

A equipe realizou isso por meio de uma injeção de uma combinação de três genes nas células de fibroblastos dos animais. "Esta abordagem de terapia genética resultou em novas células musculares cardíacas que batem em sincronia com as células musculares vizinhas e, finalmente, melhoram a função de bombeamento do coração", explica o autor sênior Deepak Srivastava, do Instituto Gladstone, nos EUA.

Na nova pesquisa, Srivastava e seus colegas persuadiram fibroblastos de células humanas cardíacas fetais, células-tronco embrionárias, e células da pele recém-cultivadas em laboratório a se tornarem células do músculo do coração, usando uma combinação ligeiramente diferente de genes, o que representa um passo importante para o uso desta tecnologia para a medicina regenerativa.

A equipe prevê que a introdução destes genes em corações danificados por meio da terapia genética pode converter fibroblastos em novo músculo, melhorando assim a função do coração. "Mais de 50% das células do coração humano são fibroblastos, fornecendo um vasto conjunto de células que poderiam ser aproveitadas para criar novo músculo", observa Srivastava.

No entanto, investigação adicional é necessária para melhorar o processo de reprogramação de células humanas adultas desta maneira. Finalmente, a substituição dos genes por moléculas de droga que produzem um efeito semelhante seria um tratamento mais seguro e mais fácil de ser realizado.


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581