.
 
 
Setor laboratorial em meio à crise
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/07/2009

Setor laboratorial em meio à crise

Crescimento acumulado ficou em torno de 10% nos últimos 12 meses

Mesmo com a crise econômica global que afetou inúmeros setores da economia, no Brasil inclusive, a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), entidade que reúne 40 empresas do setor de diagnóstico in vitro, que corresponde a 70% do total deste mercado, faz um balanço positivo do seu segmento de atuação.

“Além dos números acima mencionados, a área de Diagnóstico Laboratorial manteve também um crescimento da força de trabalho de cerca de 13% no comércio atacadista, o que permitiu crescer 7% na área de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica. Isso representa um total de 122 mil empregos diretos, de acordo com dados do IBGE, apenas no âmbito laboratorial”, afirma Liliana Perez, presidente da CBDL.

A dirigente relata que o mercado de diagnóstico in vitro no Brasil é formado por 88% de laboratórios clínicos, 11% de bancos de sangue e 1% de point of care. As empresas que compõem o setor atuam nas áreas de imunologia/virologia, hormônios/marcadores tumorais, bioquímica, imunoterapia, alergia, proteínas plasmáticas, microbiologia, hematologia, drogas, uroanálise, biologia molecular, hemostasia, marcadores cardíacos, gasometria e citologia.

“São exames que se utilizam da análise de sangue ou urina, ou mesmo de outros fluidos, para chegar a um diagnóstico. É o caso dos exames para detectar a gripe suína (H1N1), dengue, febre amarela, entre outras doenças”, explica.

Liliana avalia que o crescimento do setor laboratorial pode ser atribuído a algumas características que lhe são peculiares. Entre elas, ressalta a dependência de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com altos custos para inovar, o que determina a concentração produtiva em poucas fábricas ao redor do mundo, justamente para tentar se buscar algum tipo de economia de escala.

Tal fato faz com que a inovação tecnológica tenha papel fundamental de revigorar a própria indústria, ao mesmo tempo em que traz soluções cada vez mais eficazes e precoces para o paciente. Porém, “sempre com uma atenção especial à oferta de soluções a custos decrescentes”, destaca a presidente da CBDL.

Ela esclarece que hoje, no Brasil, as áreas de imunologia/virologia, hormônios/marcadores tumorais e bioquímica concentram 60% do mercado de exames laboratoriais, mas que o setor continua buscando evoluir não apenas com novas tecnologias, mas também por meio de investimentos em novos mercados. “Entre eles, podem ser citados, além da área de NAT (Biologia Molecular) e Automação, segmentos quase que inexplorados como a área de Diagnóstico Veterinário”, finaliza Liliana.
 


Autor: Solange Melendez e Maurício Santini
Fonte: Oficina de Mídia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581