.
 
 
Você já ouviu falar na diálise noturna?
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/07/2009

Você já ouviu falar na diálise noturna?

Alternativa ao tratamento de afecções renais anima cientistas

O método de diálise para o tratamento de insuficiência renal é a alternativa para muitos pacientes, e consiste na filtragem do sangue para a remoção de fluidos em excesso e resíduos prejudiciais. Somente nos Estados Unidos, estima-se que mais de 340 mil pessoas recorram a esse método todos os anos.

Contudo, uma alternativa para o incremento da qualidade de vida desses pacientes vem sendo testada. Trata-se da “hemodiálise noturna”, que garante aos pacientes uma filtragem lenta do sangue, durante o sono, em sua própria residência.

A vantagem, conforme comenta o Dr. Christopher Blagg, diretor do Northwest Kidney Centers, em Seattle, consiste no fato de o processo pode ocorrer todos os dias, diferentemente do método utilizado em hospitais, que costuma ter uma frequência de três vezes na semana. Além disso, Dr. Blagg pontua que na residência, a pessoa estará submetida a uma filtragem por um período de até oito horas, tempo este superior à média dos tratamentos em hospitais (4 horas).

Estudos têm apontado que pacientes que realizaram a diálise noturna, quando da indicação adequada e correto treinamento para administração dos equipamentos, apresentaram melhores condições de saúde cardíaca do que os pacientes que se submeteram à diálise padrão. O risco de morte reduziu 80% no primeiro grupo, o que animou a comunidade científica.

Porém, dados da Fundação Nacional do Rim, nos Estados Unidos, salientam que nem todos os pacientes recebem indicação para a diálise noturna. É preciso avaliar a saúde global do paciente, dizem os especialistas. Contudo, mais uma alternativa de tratamento está sendo delineada aos pacientes que padecem de doenças renais, conclui o estudo.

Referência:

Health Day. For Some Kidney Patients, Home Dialysis Is Better. 25 de julho de 2009. Disponível em: <http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/news/fullstory_87367.html>, acesso em 27 de julho de 2009.
 


Autor: Guilherme Wendt - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Health Day

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581