
Apesar de ser considerado muito importante para que as mulheres conheçam o próprio seio, o autoexame da mama não deve ser o único método de diagnóstico para detectar algum nódulo ou diferença no órgão. O autoexame precisa ser entendido apenas como um auxílio. A realização mensal é um artifício em busca de alterações que façam com que a paciente antecipe o retorno ao médico.
- É importante como forma de autoconhecimento, para que a paciente saiba como são normalmente suas mamas e, na eventualidade de encontrar alguma alteração entre os exames periódicos, para que esta alteração seja prontamente avaliada. Porém, o autoexame jamais deve substituir a avaliação médica e os exames de rotina - destacou a médica da Clínica Mamorad, Bianca Silva Marques.
A médica orienta que o autoexame deve ser realizado sempre após a menstruação ou em um dia fixo do mês para as mulheres que não menstruam. A paciente deve olhar as mamas, de frente para um espelho, e verificar as condições da pele, buscar alguma diferença de relevo, retrações, áreas de espessamento, calor ou vermelhidão. Os braços precisam estar estendidos para cima para melhor avaliação visual. Depois, a paciente deve tocar suas mamas com as pontas dos dedos da mão contrária à mama examinada. Deve ser observado todo o tecido mamário, em sentido horário ou anti-horário. Também é aconselhável que a mulher aperte o mamilo para verificar a saída de alguma secreção.
Sobre a Mamorad
A Clínica Mamorad está situada em Porto Alegre, no bairro Bela Vista. Foi a primeira clínica do Brasil idealizada com o foco exclusivo na mulher e no exame de mamografia, que continua sendo o método mais eficaz na detecção precoce do Câncer de Mama. A concepção do modelo da clínica foi criação de Radiá Pereira dos Santos, que há mais de 30 anos se dedica exclusivamente ao diagnóstico radiológico das doenças mamárias, pois possui o título de especialista em radiologia e mastologia, pelas respectivas entidades de especialidade médica oficiais.
Sobre o Instituto César Santos
O Instituto César Santos foi criado em 2005 através da filha e dos netos do Dr. Cesar José dos Santos. Está voltado para a área de educação, como forma de prestigiar o trabalho desenvolvido durante vários anos pelo seu patrono. Tem o propósito de disseminar o estudo e a pesquisa científica, em todos os níveis de conhecimento, qualificando gerações de cidadãos, como forma de edificar sólidos pilares na construção de uma sociedade justa e fraterna.