
Um mecanismo com um diodo emissor de luz LED e um fototransistor. Esta é a composição do novo aparelho apresentado por pesquisadores do laboratório de engenharia médica Newcat da Universidade Nihon(no Japão).
O aparelho, apresentando como uma forma fácil e barata para realizar o exame de câncer de mama em casa, detecta o acúmulo de sangue ao entrar em contato com o corpo. Este "acumulo de sangue" pode estar ligado à ação de um tumor cancerígeno.
Resultado de oito anos de pesquisa, o dispositivo tem a forma de uma bola e cabe na palma da mão.
Segundo o professor, Mineyuki Haruta. "este pequeno instrumento permite a detecção prematura do câncer de mama, um fator decisivo que aumenta as probabilidades de cura."
"O aparelho já esta pronto para ser comercializado e deve custar cerca de 150 euros para o consumidor final. Só estamos buscando uma empresa para nos ajudar a produzir e comercializar," completou Haruta.
O câncer de mama
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.