.
 
 
Lesões por esforço repetitivo são comuns em crianças que praticam um só esporte
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/10/2013

Lesões por esforço repetitivo são comuns em crianças que praticam um só esporte

Pesquisa comparou a quantidade de atividades esportivas organizadas praticadas por crianças em relação às atividades que elas praticavam para se divertir

Crianças e adolescentes que gastam o dobro do tempo na prática de esportes organizados, especialmente um único esporte, do que em esportes em geral são mais propensos ter ferimentos decorrentes da prática esportiva.

"Essas lesões são resultados da prática repetida, sem períodos de descanso suficientes", disse o principal autor do estudo, Neeru Jayanthi.

Em nosso estudo, comparamos a quantidade de atividades esportivas organizadas praticas por crianças em relação às atividades que elas praticavam para se divertir. "Quando essa proporção ficou acima de 9 por 1 favorecendo esportes organizados, o risco de lesão subiu."

O estudo incluiu mais de 1,2 mil crianças com idades entre 8 e 18 anos. Pouco mais da metade eram meninos, e cerca de dois terços do grupo tinha sofrido uma lesão.

Os atletas feridos eram ligeiramente mais velhos, com uma idade média de 14 anos, contra 12,9 anos para os atletas não-feridos, e eles passaram mais tempo em atividades esportivas. À medida que as crianças ou os adolescentes foram crescendo não foi encontrado o mesmo índice de risco.

Crianças que passam mais horas por semana envolvidas em atividades físicas do que sua idade também se mostraram mais propensas a ferimento. "Isto significa que se o seu filho tem 10 anos, não deve participar de mais de 10 horas de atividade física por semana, incluindo os dois esportes: os organizados e os jogados por diversão," afirmou Jayanthi.

Outro perigo da prática esportiva excessiva é a falta de tempo para desenvolver as habilidades sociais, de passar um tempo sendo apenas criança. "Se você está especializando-se em um esporte várias horas por dia, você pode estar perdendo sua infância", completam os pesquisadores.


Autor: Redação
Fonte: Isaúde.net
Autor da Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581