.
 
 
Música e palestras marcam evento de Saúde da População Negra
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/11/2013

Música e palestras marcam evento de Saúde da População Negra

Evento objetiva dar visibilidade, sensibilizar e ampliar o olhar dos profissionais de Saúde para as especificidades dessa população

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu na última sexta-feira, 1º, o evento Quilombos da Saúde da População Negra, no Largo Glênio Peres. O secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, prestigou o evento, que tem o objetivo de dar visibilidade, sensibilizar e ampliar o olhar dos profissionais de Saúde para as especificidades dessa população, suas diferenças socioculturais e econômicas e a necessidade de um acolhimento adequado a essas demandas.

Para a coordenadora da área técnica de Saúde da População Negra, Elaine Soares, a realização do quilombo no Centro de Porto Alegre em frente ao Mercado Público é importante por ser simbólico para a comunidade negra. “Essa atividade de hoje integra as ações do mês de mobilização Pró-Saúde da População Negra, que está realizando mais de 175 atividades em todas as regiões da Capital. Hoje estamos propondo discutir com as pessoas que utilizem este espaço, principalmente para conversaremos sobre os homicídios de jovens negros”, enfatizou. A coordenadora também destacou o trabalho das oficinas de artesanato e grafite, pois há muita carência de bonecas negras no mercado para servirem de referência para as crianças negras e mulheres grávidas.

Durante o evento, houve oficinas de grafitagem e bonecas, roda de conversa sobre saúde da população negra e homicídio da juventude negra, apresentação da Escola de Samba Puro, esquete teatral “O movimento do SUS” e ainda um abraço simbólico ao Mercado Público.

Homicídio População Negra – Na roda de conversa sobre o assunto, foram abordadas diversas maneiras para reduzir a taxa de mortalidade por homicídio de jovens negros. Na faixa etária entre os 15 e 24 anos, as causas externas são o conjunto de situações responsáveis pelas altas taxas de mortalidade, sendo que o homicídio constitui o motivo mais frequente entre os jovens negros.

Confira a programação do mês Pró-Mobilização da Saúde da População Negra. 


Autor: Fabio Paranhos
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581