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Governo entrega 17 novas ambulâncias do Samu a 14 municípios do Estado
 
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13/11/2013

Governo entrega 17 novas ambulâncias do Samu a 14 municípios do Estado

Entregas fazem parte do processo de qualificação do atendimento que vem sendo realizado pelo Estado

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou na última terça-feira (12) a entrega de 17 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a 14 municípios. A cerimônia ocorreu em frente ao Palácio Piratini, com a presença do governador Tarso Genro e do secretário estadual da saúde, Ciro Simoni. As entregas fazem parte do processo de qualificação do atendimento que vem sendo realizado pelo Estado, através do qual já foram feitas desde o ano passado as substituições de 41 viaturas que possuíam mais de três anos de uso.

Das ambulâncias entregues nesta terça-feira, 15 são para renovação da frota, uma para a expansão do Samu em Viamão e outra para a implantação do serviço em Imbé. Com isso, o Samu no Estado terá uma frota composta por mais de 250 veículos, entre as unidades básicas, unidades avançadas (chamadas de UTI móveis), motolâncias e de intervenção rápida.

Municípios beneficiados:

Alvorada (renovação): 02 viaturas
Campo Bom (renovação): 01 viatura
Caxias do Sul (renovação): 02 viatura
Cruz Alta (renovação): 01 viatura
Guaíba (renovação): 01 viatura
Imbé (implantação): 01 viatura
Novo Hamburgo (renovação): 02 viaturas
Pelotas (renovação): 01 viatura
Rio Grande (renovação): 01 viatura
Rosário do Sul (renovação): 01 viatura
São Gabriel (renovação): 01 viatura
Taquara (renovação): 01 viatura
Três Passos (renovação): 01 viatura
Viamão (expansão): 01 viatura

Além dessas unidades, outros 14 veículos ficarão com a Secretaria Estadual da Saúde como reserva técnica, que poderão ser utilizados em eventos de massa, calamidades, catástrofes ou para empréstimo a algum município em caso de manutenção da ambulância em uso. Para o próximo ano serão distribuídos ainda oito veículos com tração 4x4 (modelo Ford Ranger) para resgate em áreas de difícil acesso.

Avanço do Samu no RS

Ao final de 2010, 85 municípios gaúchos contavam com serviço do Samu, o que representava 68% de cobertura da população. Atualmente são 158 municípios com base, com cobertura aproximada de 89% da população. Isso significa que, nos últimos três anos, mais de dois milhões de gaúchos que não eram assistidos pelo Samu passaram a contar com o serviço de urgência e emergência a partir da ligação gratuita ao 192. Até o final de 2013, o Estado em conjunto com os municípios, implantará outras 28 novas bases do Samu. Para 2014 a meta prevista é a implantação de mais 39 bases.

Para promover esse incremento, a SES aumentou os repasses aos municípios que possuem o Samu. Em relação aos valores de 2010, a contrapartida estadual mensal aumentou quase 70% para as unidades de suporte básico e em mais de cinco vezes o valor para as unidades de suporte avançado (chamadas de UTI Móveis). Com isso, a previsão de investimento nos municípios deve chegar a mais de R$ 60 milhões neste ano. Para 2014, com a implantação de mais 39 bases, a estimativa é que esses recursos cheguem aos R$ 100 milhões. Nos anos anteriores esse montante foi de R$ 36 milhões em 2012, R$ 16 milhões em 2011 e R$ 11,8 milhões em 2010.


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde
Autor da Foto: Lucas Logare

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