.
 
 
Em 10 anos, número de novas infecções do HIV caiu 11% na América Latina, informa Unaids
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/11/2013

Em 10 anos, número de novas infecções do HIV caiu 11% na América Latina, informa Unaids

Com a aproximidade do 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (Unaids) divulgou um novo relatório sobre a pandemia

Com a aproximidade do 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (Unaids) divulgou a partir de Genebra, na Suíça, um novo relatório sobre a pandemia, intitulado "Aids em números". O estudo mostra que tem havido "progresso acelerado" em muitas partes do mundo para alcançar os compromissos globais sobre o HIV. No entanto, há sinais preocupantes de que algumas regiões e países podem estar ficando para trás nesta luta.

O número de mortes na América Latina caiu 37% entre 2001 e 2012. No mesmo período, houve 11% menos infecções na região. Já no Oriente Médio e Norte da África, o número de novas infecções duplicou. Na Europa Oriental e Ásia Central, houve aumento de 13% desde 2006.

Em muitos casos, o progresso estagnou por causa da falta de acesso a serviços essenciais para tratamento de pacientes com HIV. Populações vulneráveis, incluindo homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas, transgêneros e profissionais do sexo são muitas vezes impedidas de obter serviços que podem salvar vidas.

“Cada pessoa conta”, disse o diretor executivo do Unaids, Michel Sidibé. “Se vamos manter nossa promessa de não deixar ninguém para trás, temos que ter certeza de que os medicamentos chegam a todos os que precisam.”

O número de novas infecções pelo HIV continua caindo. Havia 2,3 milhões de novas infecções pelo HIV em 2012. Este é o número mais baixo de novas infecções anuais desde meados de 1990, quando aproximadamente 3,5 milhões de pessoas estavam adquirindo o vírus a cada ano. O número de infecções pelo HIV caiu mais de 50% em 26 países entre 2001 e 2012, e entre 25% e 49%, em mais 17 países.

Em 2012, 35,3 milhões de pessoas viviam com o HIV; 2,3 milhões contraíram o vírus nesse ano e 1,6 milhão morreram de doenças relacionadas à aids. 


Autor: ONU Brasil
Fonte: Agência de notícias da AIDS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581