.
 
 
Assistir a atividades físicas ajuda a manter a forma, diz estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/11/2013

Assistir a atividades físicas ajuda a manter a forma, diz estudo

Organismo tem reação fisiológica diante de imagens de exercícios físicos, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração são alguns dos efeitos

Assistir a jogos e outras atividades esportivas pode ajudar as pessoas a manter a forma, de acordo com uma pesquisa publicada no último domingo (24). O estudo constatou que ver outras pessoas se exercitando promove um aumento dos batimentos cardíacos e de outras medidas fisiológicas, como se o próprio espectador estivesse se movimentando.

O estudo, publicado na revista internacional "Frontiers in Autonomic Neuroscience", mostrou que assistir a um vídeo de uma pessoa correndo promove aumento dos batimentos cardíacos, da respiração, do fluxo de sangue para a pele e da liberação de suor.

Os participantes da pesquisa voltavam ao normal depois de terminarem de ver o vídeo. Os pesquisadores dizem que, pela primeira vez, foi demonstrado que a atividade dos nervos simpáticos dos músculos aumentam enquanto as pessoas assistem a atividades físicas.

"O registro dessa atividade dos nervos fornece uma medida muito sensível da resposta fisiológica do corpo ao estresse físico ou mental", disse um dos pesquisadores, Vaughan Macefield, da Escola de Medicina da Universidade de Western Sydney.

"Sabemos que o sistema nervoso simpático - que abastece o coração, as glândulas sudoríparas e os vasos sanguíneos - aumenta sua atividade durante o exercício de verdade. Agora, mostramos que essa atividade também aumenta quando você está assistindo a uma cena de movimento, como se você mesmo estivesse correndo", disse Macefield.

Durante o estudo, agulhas muito finas foram inseridas nos nervos de nove voluntários para registrar os sinais elétricos das fibras nervosas direcionadas aos vasos sanguíneos.

Os participantes assistiam, primeiro, a uma imagem estática em uma tela de computador, enquanto os cientistas monitoravam suas atividades nervosas.

Essas medidas permaneceram constantes. Mas isso mudou quando eles assistiram a um vídeo de 22 minutos mostrando um atleta praticando corrida.

"Apesar de essas mudanças serem pequenas, elas são respostas fisiológicas relacionadas ao exercício", disse Rachael Brown, que conduziu o estudo com Macefield. "Como os voluntários estavam sentados e relaxados, sem nenhuma atividade muscular, isso indica que as respostas eram psicogênicas, ou seja, se originaram da mente e não do corpo."

Apesar da conclusão de que o corpo tem um efeito semelhante a uma malhação leve apenas assistindo a outras pessoas se exercitarem, Macefield alerta que isso não é nada comparado à atividade física de verdade.

"Ainda que assistir a outras pessoas se exercitando possa aumentar os batimentos cardíacos e ter outros efeitos fisiológicos, nada pode substituir os benefícios para a saúde de sair do sofá", diz o pesquisador.


Autor: AFP
Fonte: G1 - Bem Estar
Autor da Foto: AFP Photo/University of Western Sydney/Sally Tsoutas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581