.
 
 
Samu ganha nova sede na avenida Ipiranga com cinco andares
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/12/2013

Samu ganha nova sede na avenida Ipiranga com cinco andares

Além da renovação da frota de ambulâncias do Samu, nova sede administrativa tem um espaço total de aproximadamente 1.250 metros quadrados

O prefeito José Fortunati participou na última quarta-feira, 18, da entrega pela prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com a entrega da sede, na avenida Ipiranga 3.501, o serviço passa a ter pela primeira vez um espaço exclusivo para a sua atividade. Nos seus cinco andares, o prédio abrigará, além da coordenação, toda a parte administrativa, os médicos reguladores e telefonistas, núcleo de educação permanente com sala de aula, laboratório de prática e um auditório para capacitações e treinamentos.

Além da renovação da frota de ambulâncias do Samu, a nova sede administrativa tem um espaço total de aproximadamente 1.250 metros quadrados. No quinto andar, a central de regulação funciona em um espaço mais amplo e agradável.

Na cerimônia de inauguração, a coordenadora técnica do serviço, Rosane Mortari Ciconet, fez um relato dos 18 anos de existência do Samu, um dos pioneiros no país, "que inspirou a criação de muitos outros dentro e fora de nosso estado, afirmou. O secretário Carlos Henrique Casarteli lembou seus dois meses de atuação como intensivista pediátrico, para destacar que o Samu de Porto Alegre é um dos poucos no país que consegue fazer a medição do tempo de resposta de atendimento.

Após a apresentação do coral dos servidores do Hospital Presidente Vargas, Fortunati percorreu os diversos andares do prédio, conhecendo cada espaço e como se dará o funcionamento do serviço a partir de agora. O prefeito se disse orgulhoso do trabalho realizado pelo Samu, "que é uma referência não pelos 18 anos, mas pela qualidade do serviço prestado", justificou.

O fluxo de atendimento permanece o mesmo: o cidadão liga para o 192 e seu chamado será acolhido e avaliado pela central de regulação. Na sede estão disponíveis uma ambulância de suporte avançado e um veículo rápido, que serão transferidos da Base HPS para a nova sede.

Estrutura - O Samu tem 13 bases distribuídas na cidade. Três ambulâncias de suporte avançado (UTI), 12 ambulâncias de suporte básico. Recebe cerca de 32 mil ligações mensais, que vão desde pedidos de informações, até enganos e trotes. 40% das ligações recebidas pelo Samu são trotes. Das ligações recebidas, em torno de 6.200 são pedidos de socorro, que são efetivamente repassados ao médico regulador, gerando, em média, 3 mil atendimentos mensais. O serviço conta com uma equipe formada por 50 médicos, 28 enfermeiros, 70 auxiliares e técnicos de enfermagem, 91 condutores socorristas, 27 telefonistas, dois administradores e dois auxiliares administrativos.


Autor: Antônio Bavaresco
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Ivo Gonçalves

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581