As empresas vinculadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) acumularam, nos primeiros dez meses de 2013, cerca de R$ 23 bilhões em vendas. O resultado representou um crescimento de 13,37% frente ao mesmo período no ano anterior.
Mais uma vez, a comercialização de não-medicamentos apresentou a maior alta percentual entre todas as categorias avaliadas no estudo, conduzido em parceria com a FIA-USP. O segmento movimentou R$ 6,3 bilhões, índice 18,39% superior ao de janeiro a outubro de 2012. Esse valor corresponde a 31,97% do total de produtos vendidos nas grandes redes. Em 2000, a participação era de 26%
Os medicamentos, por sua vez, acumularam R$ 16 bilhões em vendas no período e tiveram alta de 11,15% em relação aos dez meses de 2012. Os genéricos também estão em alta. Foram R$ 2,9 bilhões arrecadados até outubro, contra R$ 2,6 mi do ano passado. “A expansão na variedade de produtos à disposição do consumidor, acrescida do aumento do número de lojas em 6,9%, proporciona ainda mais conveniência ao cliente e estimula sua fidelização”, argumenta Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da entidade.
Atualmente, as grandes redes contabilizam 4.986 pontos de venda em todas as unidades da Federação. “Tivemos aproximadamente 300 lojas novas só em 2013”, destaca Barreto. Confira os demais dados apresentados pela Abrafarma:
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2012 |
2013
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Variação (%)
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Vendas
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R$ 20.780.632.702,00
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R$ 23.558.263.477,00
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13,37%
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Medicamentos
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R$ 14.418.617.447,00
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R$ 16.026.486.841,00
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11,15%
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Não-medicamentos
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R$ 6.362.015.255,00
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R$ 7.531.776.635,00
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18,39%
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Venda de Genéricos
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R$ 2.611.191.599
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R$ 2.911.252.887
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11,49%
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Unidades vendidas
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1.616.107.687
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1.693.662.886
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4,80%
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Clientes atendidos
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614.692.382
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645.442.214
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5%
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Vendas em Farmácia Popular
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R$ 389.265.998,00
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R$ 426.691.737,00
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9,61%
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Clientes atendidos em Farmácia Popular
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16.438.859
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17.764.065
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8,06%
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Unidades vendidas em Farmácia Popular
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40.393.895
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43.547.242
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7,81%
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Total de lojas
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4.664
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4.986
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6,90%
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Total de colaboradores farmacêuticos
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11.800
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13.645
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15,64%
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Sobre a Abrafarma
Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 29 maiores redes de farmácias do País, que contam com cerca de 5 mil lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 40% das vendas de medicamentos no País, tendo realizado mais de 738 milhões de atendimentos em 2012, com vendas totais de R$ 25,06 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.
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www.abrafarma.com.br.