.
 
 
Governo doa terreno que permitirá duplicação de leitos do Instituto de Cardiologia
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/12/2013

Governo doa terreno que permitirá duplicação de leitos do Instituto de Cardiologia

Capacidade de atendimento sairá dos atuais 242 leitos para 500, incluindo um novo prédio

O governador Tarso Genro sancionou na manhã da última quinta-feira (26) o projeto de lei que autoriza a doação do terreno onde hoje funciona o Instituto de Cardiologia à mantenedora da instituição, a Fundação Universitária de Cardiologia. A cessão sem custos da área, com mais de 13 mil metros quadrados no bairro Santana, em Porto Alegre, permitirá a duplicação da capacidade de atendimento do local, dos atuais 242 leitos para um total de 500, incluindo um novo prédio a ser construído.

O Projeto de Lei 400/2013 foi aprovado na Assembleia Legislativa por unanimidade em sessão realizada no último dia 19. Além do prédio atual, a doação também abrange a área que abriga o imóvel vizinho ao hospital, na Rua Domingos Crescêncio, onde funciona o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Durante o ato de sanção do projeto, o governador afirmou que a medida representa um avanço. "Estamos investindo no Sistema Único de Saúde, pois podemos tratar o Instituto de Cardiologia como uma entidade pública, mesmo que não seja estatal, pois ela tem como um dos princípios básicos o atendimento pelo SUS."
A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, acrescentou que, além da assistência hospitalar, o instituto é também um centro de inovação nas áreas de ensino e pesquisa. "Por isso, esse é um grande dia e que marca mais um passo importante na trajetória da saúde no Estado."

O presidente da Fundação Universitária de Cardiologia, Ivo Nesralla, destacou que o novo prédio assistencial ofertará mais capacidade de atendimento. "A superlotação e demora no acesso à assistência médica são problemas profundos. Ampliar essa capacidade é o primeiro passo para resolvê-los", disse.

A doação do espaço permite agora que a fundação busque financiamentos para as obras, que também contarão com investimento estadual. O projeto, já em fase de análise pela Vigilância Sanitária, prevê as duplicações dos setores de emergência, UTI Adulto e unidade pós-operatória, além novas unidades de internação pediátrica e de hemodinâmica.

A Fundação Universitária de Cardiologia também é parceira da Secretaria Estadual da Saúde para a criação, na região do Vale do Gravataí, de mil novos leitos hospitalares, todos destinados ao Sistema Único de Saúde. A proposta é a ampliação de 250 leitos em cada um dos hospitais de Viamão, Cachoeirinha (Padre Jeremias) e Alvorada, os três administrados pela entidade, além da construção, em Gravataí, de um novo hospital público, também com 250 leitos.


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde
Autor da Foto: Caco Argemi

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581