.
 
 
Prótese reversa do ombro
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/08/2009

Prótese reversa do ombro

Nova técnica chegou ao Brasil há um ano e meio e é a última alternativa de tratamento para alguns pacientes

Apesar de ser menos frequente que os procedimentos de joelho e quadril, as próteses de ombro são na maioria das vezes a única alternativa para aliviar o sofrimento de pacientes, principalmente idosos. E dentre as próteses de ombro, a chamada reversa, que apresenta inversão da superfície côncava e convexa e abaixa o centro de rotação do ombro, é uma opção nos casos que já estão com a prótese convencional e não tiveram bons resultados. É a técnica mais recente, cujos casos no Brasil ainda não chegam a 40. O ortopedista do Instituto Affonso Ferreira, de Campinas, Marcelo Wiltemburg Alves, realizou treinamento em laboratório de anatomia nos Estados Unidos e já realizou a técnica em paciente da região de Campinas.

A prótese reversa do ombro é realizada em situações específicas para casos irreversíveis, que podem ser causados, por exemplo, pela artropatia do manguito rotador - que é a ruptura do conjunto de tendões do ombro, responsáveis pelos movimentos de rotação, elevação, flexão e extensão - ou pela osteoartrose sem tendões - que é um desgaste da cartilagem articular com rotura, impedindo os movimentos e tambée tamb impedindo os movimentos.irio m em casos que já estão com prótese total e sem resultado satisfatório. “A técnica é uma esperança para os pacientes que já realizaram varias cirurgia sem sucesso”, diz Marcelo Wiltemburg.

“Essa técnica é utilizada quando já foram esgotadas todas as possibilidades de tratamento. Fomos os pioneiros em Campinas a fazer a prótese reversa do ombro, mas acredito que a partir de agora poderemos resolver casos que ficavam sem opção de melhora, beneficiando cada vez mais um número maior de pacientes. Tem muitos idosos que convivem com dor e a limitação de movimentos há anos e essa é uma ótima solução para resolver o problema”, diz Wiltemburg. Ainda, segundo Marcelo, a nova técnica vem sendo utilizada há alguns anos na Europa, principalmente na França, mas chegou ao Brasil há um ano e meio, mesmo período que passou a ser explorada nos Estados Unidos.

A prótese reversa do ombro é indicada principalmente por rupturas irreparáveis dos tendões do ombro, quando não existem mais opções para tratamentos convencionais. “Quando os tendões de sustentação do ombro estão íntegros, fazemos o tratamento com a prótese total convencional. A prótese reversa é muito específica e é a última alternativa mesmo”, garante Marcelo. O método da cirurgia é bem detalhada e só deve ser realizada por profissionais que tenham feito treinamento especifico. “O paciente que tem boa musculatura externa, apresenta grande chance de recuperar os movimentos”, conclui Wiltemburg.
 


Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Sigmapress

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581