.
 
 
Mulheres poderão fazer mamografia sem pedido médico a partir do dia 17
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/02/2014

Mulheres poderão fazer mamografia sem pedido médico a partir do dia 17

Previsão é que exame seja realizado ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após solicitação

Mulheres com idades entre 50 a 69 anos poderão fazer exames de mamografia em mais de 300 unidades de saúde da rede estadual de São Paulo sem pedido médico a partir do dia 17 deste mês. Os exames estarão disponíveis em hospitais, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e clínicas conveniadas.

Neste primeiro ano, serão atendidas mulheres nascidas em anos par. Mulheres nascidas em janeiro e fevereiro poderão fazer o agendamento procurando a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, sistema Cross.

A partir de março, mulheres nascidas neste mês poderão ligar. Mulheres que nasceram em ano impar, mas que estão há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia, também poderão fazer o pedido em 2014. A divisão é feita com base na indicação médica de que a mamografia seja feita a cada dois anos.

O anúncio da iniciativa foi feito na manhã da última quarta-feira (5) pelo governador Geraldo Alckmin. “A mamografia é uma vacina e vai propiciar a detecção precoce e seu respectivo tratamento”, disse.

A ação faz parte do programa “Mulheres de Peito”. Segundo o secretário de Estado da Saúde, David Uip, a ação visa acabar com a burocracia. “Basta a mulher ligar e será agendada a mamografia próximo a sua região”, afirmou.

A previsão é que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação do exame. Caso seja detectada alguma alteração no exame ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

Programa

O “Mulheres de Peito” também tem carretas que fazem exames nos bairros. A primeira ficou em Santo Amaro, na Zona Sul, e em um mês foram realizados 1.220 laudos e 19 pacientes foram encaminhadas a tratamento. A segunda carreta será instalada em Diadema.


Autor: Redação
Fonte: G1 - Ciência e Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581