.
 
 
Risco de queda: saiba como evitar acidentes com atitudes simples
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/02/2014

Risco de queda: saiba como evitar acidentes com atitudes simples

Com o passar dos anos, corpo sofre alterações físicas que, se desconsideradas, podem ser causas de acidentes

Com o passar dos anos, o corpo sofre alterações físicas que, se desconsideradas, podem ser causas de acidentes. As quedas estão entre as mais importantes, e saber como evitá-las é fundamental.

Segundo o especialista Paulo Moretti, gerente médico do Semeando Saúde, usar calçados adequados, visitar um médico periodicamente, reforçar a prática de atividades física minimizam os riscos de queda, principalmente após os 65 anos de idade.

Calçados

A preferência é para aqueles que proporcionem estabilidade e conforto necessários. Conferir o tamanho também é importante. Atualmente existem lojas especializadas no consumidor que precisa de segurança extra.

Atividade física

A perda de tônus muscular também está associada às quedas. É possível encontrar atividades que fortaleçam o corpo e proporcionem prazer durante a prática. Musculação, hidroterapia e pilates são muito indicadas para prevenção de quedas. Mas lembre-se de nunca se inscrever em uma atividade sem antes perguntar ao seu médico.

Casa segura

A maior parte das quedas ocorre na própria casa, onde a pessoa está mais à vontade. Fios, brinquedos, jornais, caixas, vasos de plantas, mesinhas e outros tipos de móveis que atrapalham o caminho dentro de casa merecem ser repensados. Os tapetes também devem ser retirados da área de circulação. Aqueles que permanecerem devem ter um antiderrapante ou podem ser presos com fita dupla face para evitar que escorreguem. No caso de escadas, corrimãos em ambos os lados e antiderrapantes nos degraus são imprescindíveis.

Banheiro adaptado

Tapete antiderrapante e assento dentro do box, além de assento elevado no vaso sanitário e barras de apoio na lateral também ajuda.

Consulta médica

Caso tenha ocorrido algum incidente como desmaio, tontura ou queda durante o ano, anotar os detalhes de quando, como e onde foi. Estes dados ajudam o médico a investigar e traçar estratégias para prevenir que isso aconteça novamente.

Medicamentos

Sedativos, antidepressivos e remédios para a pressão alta possuem efeitos colaterais que podem contribuir para quedas. Levar a receita dos remédios de uso contínuo é recomendado.


Autor: Redação
Fonte: Terra - Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581