.
 
 
Complexo Hospitalar Santa Casa
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/10/2008

Complexo Hospitalar Santa Casa

Parceria busca combater o câncer de pele

Uma parceria entre o Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) pretende ampliar o combate ao câncer de pele. Para isso, haverá um treinamento especial para profissionais não-médicos ligados à área da beleza.

Cabeleireiros, esteticistas, massagistas, podólogos, manicures, entre outros, serão capacitados para reconhecer lesões suspeitas na pele, com alta possibilidade de serem malignas. "Com esses conhecimentos básicos, eles auxiliarão no diagnóstico precoce deste tipo câncer que mata cerca de mil pessoas por ano no Brasil", afirma o médico Felice Riccardi, coordenador do programa Sinal de Alerta.

Com a iniciativa, os cursos de beleza do Senac passam a contar com disciplinas ministradas por médicos da Santa Casa. "Normalmente, as pessoas vão pouco ao médico e bastante ao cabeleireiro, por exemplo. A idéia é que esses profissionais orientem a pessoa com alguma pinta suspeita na pele a procurar um especialista", explica Riccardi.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior incidência de câncer de pele no País, perdendo apenas para Santa Catarina. Os altos índices se devem principalmente à combinação de pele clara dos habitantes do Sul do Brasil (de descendência européia) com a falha na camada de Ozônio situada sobre a região. Além disso, gaúchos e catarinenses costumam se expor excessivamente ao sol em horários inadequados.

O médico Riccardi alerta que o diagnóstico precoce pode elevar o índice de cura do câncer de pele para 95%. Foi por causa disso que a psicóloga Cristiane Steigleder conseguiu superar um princípio de melanoma. "Como tenho a pele cheia de pintinhas, um professor de ginástica me perguntou se eu consultava com um dermatologista com freqüência. Eu resolvi procurar um médico e foi constatado o problema. Fiz o tratamento adequado e hoje estou curada", comemora.

Autor: Redação
Fonte: Jornal do Comércio

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581