.
 
 
Evento alerta para necessidade de mudança cultural na prevenção de acidentes de trabalho
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/03/2014

Evento alerta para necessidade de mudança cultural na prevenção de acidentes de trabalho

Encontro Estadual de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) reuniu mais de mil pessoas em Porto Alegre

A necessidade do Brasil abrir os olhos com a cultura da prevenção em acidentes de trabalho predominou os debates no Encontro Estadual de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) realizado na Fiergs, em Porto Alegre. O auditório do Teatro do Sesi esteve lotado, com a presença estimada de quase duas mil pessoas entre profissionais que atuam no SESMT, como engenheiros e técnicos de segurança, médicos do trabalho e enfermeiros, entre outros. A palavra do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na cerimônia de abertura foi de empolgação com a criação de um cenário de pleno emprego no Brasil, mas ao mesmo tempo de preocupação.

- Somos um país que precisa avançar culturalmente nessa questão. Há poucos anos ninguém usava equipamento de proteção e nem tinha noção do que isso representava para sua qualidade de vida. O governo está priorizando com ações publicitárias e pensando nisso. Agora que atingimos a situação de pleno emprego no Brasil temos que cuidar da segurança e saúde do trabalhador - afirmou.

A necessidade de investimentos nessa área foi assegurada pelo ministro do trabalho, Manoel Dias, já que ações preventivas representam na verdade uma economia para os cofres públicos.

- Através de vários ministérios temos recursos para isso. Vai se proporcionar uma economia, investindo em segurança nas atividades profissionais. Basta pensar em quanto se gasta no Ministério da Saúde com trabalhadores envolvidos em acidentes ou na Previdência com aqueles que deixam de contribuir e passam a receber. Chegamos a 700 mil acidentes no ano passado. São pessoas que ficaram inabilitadas para o trabalho. Isso tudo sem falar naqueles que foram vítimas fatais - completou.

O titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE), Flávio Zacher, destacou que o diferencial gaúcho na preocupação com o tema e chamou a atenção da importância da união entre empresários e trabalhadores.

- É importante dialogarmos à exaustão porque quanto mais conversarmos mais perto chegaremos de nossos objetivos. É fundamental aproximarmos técnicos do Ministério do Trabalho dos técnicos das empesas aproximar trabalhadores dos líderes de sindicatos patronais. Esse é o caminho e por isso o evento aqui no Rio Grande do Sul só pode ser comemorado - afirmou Zacher.

Os dados de geração de emprego de fevereiro trazem otimismo para economia do país. O relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados de Fevereiro (CAGED), que está sendo divulgado oficialmente nesta segunda-feira (17/03) traz números positivos para o sul do Brasil. Santa Catarina teve o maior número de geração de empregos até hoje na história e Rio Grande do Sul continua indo bem com 27 mil novos postos de trabalho, sendo a maioria na indústria de transformação.

Sobre Flávio Zacher

Flávio Zacher ocupa atualmente o cargo de titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). O órgão é ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego e tem como missão promover a garantia do direito ao trabalho por meio da fiscalização e orientação; do apoio à organização de novas formas de trabalhoda mediação das relações do trabalho; da assistência ao trabalhador, assegurando o acesso à cidadania e consolidando o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda.

Foto: SESMT reuniu mais de mil pessoas em Porto Alegre. Crédito: Marcelo Matusiak.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581