.
 
 
Campanha de vacinação contra a gripe deve ser ampliada para crianças
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/03/2014

Campanha de vacinação contra a gripe deve ser ampliada para crianças

Até o ano passado, vacina era aplicada apenas em crianças entre seis meses e dois anos

A campanha nacional de vacinação contra a gripe de 2014, que se inicia no dia 14 de abril, deve ser ampliada para atender crianças de dois a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Até o ano passado, a vacina era aplicada apenas em crianças entre seis meses e dois anos.

O Ministério da Saúde não confirma a informação, que foi passada pela Secretaria Estadual da Saúde, e diz que os grupos prioritários devem ser divulgados apenas na próxima semana.

— Hoje pela manhã chegou a informação oriunda do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde acatando as solicitações dos Estados da Região Sul e Cremers (Conselho Regional de Medicina do RS) de ampliação da vacinação para crianças até cinco anos incompletos — informou Marilina Bercini, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da secretaria.

As secretarias da saúde dos três Estados do Sul solicitam a inclusão do grupo na campanha nacional desde 2012. Marilina explica que é importante que esta faixa etária seja vacinada porque, nessa idade, pré-escolar as crianças são suscetíveis ao vírus e podem vir a transmitir da creche para as famílias, e vice-e-versa.

Com a inclusão do grupo, 501 mil crianças gaúchas com idades entre dois e cinco anos poderão receber a vacina gratuitamente no Estado. No ano passado, uma criança desta faixa-etária morreu em função do vírus Influenza. A vítima tinha uma doença respiratória crônica. No total, foram registradas 73 mortes em 561 casos de gripe.

Para o Cremers, que também reivindica a ampliação desde 2012, este o grupo deve receber a vacina em caráter obrigatório pois funciona como um verdadeiro repositório do vírus:

— Câmaras técnicas do Cremers, compostas por médicos especialistas em infecção, acham que este grupo deve ser vacinado por dois motivos: crianças nesta faixa etária são mais suscetíveis a apresentar a gripe e por funcionarem como verdadeiros veículos de transmissão — afirma Fernando Weber Matos, presidente da entidade.

Todos os grupos do público-alvo (veja quadro) serão mantidos na campanha de 2014. No Rio Grande do Sul, 2,8 milhões de pessoas receberam a imunização em 2013.

O público-alvo

Veja quem poderá receber gratuitamente a vacina contra a gripe, que protege contra três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B).

— Crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
— Idosos (a partir de 60 anos)
— Gestantes
— Puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias)
— Indígenas aldeados
— Profissionais de saúde
— Doentes crônicos sob recomendação médica

Período da campanha

De 14 de abril e 2 de maio

Cuidados simples podem evitar a contaminação

— Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
— Mantenha os ambientes ventilados.
— Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
— Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
— Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.
— Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.
— Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
— Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581