.
 
 
SUS pode ganhar nova tecnologia capaz de reduzir incidência de doenças genéticas
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/04/2014

SUS pode ganhar nova tecnologia capaz de reduzir incidência de doenças genéticas

Pesquisadores brasileiros e ingleses irão apresentar o projeto Toolkit em Porto Alegre neste sábado, 5 de abril de 2014

A tecnologia unida a ciência ganha um novo aliado, capaz de reduzir a incidência de doenças genéticas congênitas. Esta ferramenta será apresentada por pesquisadores brasileiros e ingleses, que estarão reunidos em Porto Alegre (RS) neste sábado, 5 de abril de 2014, para o Seminário de Lançamento da Caixa de Ferramentas de Avaliação das Necessidades em Saúde e Anomalias Congênitas. No encontro, médicos, geneticistas e gestores em saúde vão aprofundar seus conhecimentos em relação ao Toolkit, programa de computador, gratuito, criado pelos cientistas para avaliação de dados populacionais. A coleta destas informações poderá facilitar o emprego de políticas de saúde à comunidade, informando quais os tipos de exames e estratégias que podem ser realizadas na prevenção de doenças genéticas. O objetivo é implantar o Toolkit junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O evento deste final de semana é aberto a gestores e profissionais de saúde e as inscrições podem ser feitas gratuitamente até dia 3 de abril, quinta-feira, pelo email toolkit.brazil2014@gmail.com.

Sobre o Kit de Ferramentas Toolkit

O Kit de ferramentas Toolkit foi desenvolvido por um consórcio de pesquisa entre a Public Health Genomics Foundation, ligada a Universidade de Cambridge, na Inglaterra e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA) e o Instituto Nacional de Ciência em Tecnologia e Genética Médica Populacional (INAGEMP). "A nova metodologia auxilia na identificação de necessidades e elaboração de políticas de saúde para doenças genéticas e raras, otimizando a prevenção e tratamentos", explica Lavinia Schuler-Faccini, vice-diretora do Instituto de Biociências, da UFRGS, que está coordenando o seminário, programado para ocorrer no hotel Laghetto Viverone, no bairro Moinhos de Vento.

Na ocasião, médicos, geneticistas e representantes do Ministério da Saúde vão discutir a relevância desta ferramenta, que começaria a ser aplicada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A instituição hospitalar e a equipe da UFRGS seriam os responsáveis pelo Kit de Ferramentas Toolkit, conjuntamente com o INAGEMP.

No Rio Grande do Sul, Lavínia cita como exemplo, diagnósticos de doenças congênitas, como a glicogenose. De acordo com a pesquisadora, esta enfermidade, que atinge o metabolismo das pessoas, tem tido uma grande incidência no Estado. "Com o diagnóstico precoce, uma série de ações para prevenir e melhorar a qualidade de vida destes pacientes, podem ser tomadas", avalia.

Ela cita ainda, uma região do Estado do Alagoas, onde, a cada seis nascidos, três ficam cegos em virtude da anirídia (falta congênita da íris do olho). Esta doença genética, se perpetua há gerações neste local. "Neste caso, por exemplo, vamos discutir no evento sobre a necessidade de orientações especializadas e sobre o que pode ser feito quanto a prevenção, tratamento e assistência", adianta Lavínia. Em Alagoas, as pesquisadoras Tábita Hünemeier e Vanessa Paixão Cortes, da UFRGS, e dra. Isabella Monlleo da Universidade Federal do Alagoas (UFAL), devem encaminhar dados, em tempo real, durante o encontro.

O evento vai discutir também, informações sobre a eficácia e custo das intervenções e as considerações éticas, legais e sociais, importantes para aplicação desta ferramenta. Outro tema será a orientação para envolver partes interessadas, incluindo pacientes e associações. Ao final, será realizado um relatório com as demandas surgidas.

Serviço

O que: Lançamento da Caixa de Ferramentas de Avaliação das Necessidades em Saúde e Anomalias Congênitas - Programa Toolkit

Quando: 5 de abril, sábado, das 8h30min às 19h30min

Onde: Em Porto Alegre (RS) no Hotel Laghetto Viverone - Moinhos de Vento - Rua Dr. Vale 579

Inscrições:toolkit.brazil2014@gmail.com

Informações sobre os Toolkit: http://www.bornhealthy.org/toolkit.html

Na sugestão de imagem do link, Lavinia Schuler-Faccini, vice-diretora do Instituto de Biociências, da UFRGS. Crédito divulgação - http://www.evidenciapress.com.br/Fotos/2061396354544.


Autor: Redação
Fonte: Evidência Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581