.
 
 
Solidariedade: doação de cabelos traz autoestima para mulheres com câncer
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/04/2014

Solidariedade: doação de cabelos traz autoestima para mulheres com câncer

Hospitais aceitam fios para confecção de perucas; psicóloga explica importância para tratamento

Enfrentar o diagnóstico de câncer não é tarefa fácil. No caso das mulheres, encarar a quimioterapia sem associar seus efeitos colaterais com a queda de cabelo, as alterações da tenacidade da pele e a perda dos pelos do corpo é ainda mais complicado. No Dia Mundial de Luta contra o Câncer, celebrado na última terça-feira (8), a psicóloga Juliana Ono Tonaki, do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), explica que “a vida não precisa ser 100% o tratamento”.

— A mulher precisa ter vida pessoal, social e profissional. O tratamento não impede a paciente de sentir prazer em se arrumar. Ela pode tratar o câncer e se preocupar com a roupa que vai vestir, a maquiagem e seus desejos pessoais.

Segundo Juliana, durante este processo, é natural a pessoa sentir desânimo, falta de energia e tristeza.

— O problema é quando estes sentimentos se tornam persistentes. Neste caso, é preciso intervir para não evoluir e virar uma depressão. Ninguém precisa ser 100% alegria, é comum termos momentos mais tristes.

Um dos momentos mais difíceis para as mulheres que lutam contra o câncer é ficar careca. Este é o caso da corretora de imóveis Gislaine Aparecida Alves, 43 anos. Em fevereiro, ela foi submetida à mastectomia dupla (retirada total das mamas) e agora está no tratamento quimioterápico.

— Preferi raspar o cabelo para sofrer menos, mas confesso que ficar careca foi o que mais me abalou até agora.

Segundo a psicóloga, “as mulheres têm receio de que a própria imagem as transforme em uma referência negativa socialmente”.

— Além disso, há os questionamentos sobre o parceiro, o que é natural. Neste caso, intimidade e companheirismo do casal aliado a bastante diálogo são fundamentais para enfrentar este processo de forma otimista.

E se mesmo assim a mulher se sentir desconfortável em exibir a careca, há algumas alternativas para driblar a queda dos fios. É neste momento que lenços, chapéus e perucas entram em cena. Gislaine optou pela peruca preta de fios sintéticos.

— Eu queria comprar a peruca natural igual a da Hebe [Camargo], mas custa quase R$ 3.500. Aí, soube que o Icesp fornecia peruca gratuitamente e escolhi uma de cabelo preto. Comecei a usá-la ontem [segunda-feira, 7] porque voltei a trabalhar e já ganhei o apelido de Cleópatra.

O Icesp, por meio da Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas, oferece cerca de 50 perucas por mês às pacientes que se tratam no hospital. Além dos fios sintéticos, recentemente a instituição começou a receber doação de cabelo natural e envia para um cabeleireiro confeccionar as perucas, conforme explica Oli Minutti, coordenadora das voluntárias do Icesp.

— Já arrecadamos um saco de 50 litros de cabelo que recebemos em forma de doação e até o momento revertemos em seis perucas naturais. Como ainda são poucas, optamos por doá-las às mulheres que estão com a autoestima baixa e emocionalmente mais abaladas.

Oli trabalha como voluntária no Icesp há quase seis anos e coordena um grupo de 52 pessoas que ajudam os pacientes e seus familiares a enfrentar a doença. Durante este tempo, ela teve um caso de câncer na família e garante que este trabalho a fortaleceu e deu esperança para encarar esta batalha.

— Viver os dois lados é completamente diferente. Há dois anos minha filha, hoje com 34 anos, diagnosticou câncer de tireoide. Acho que o meu trabalho voluntário foi uma preparação para eu viver este momento e não me desesperar.

Aos 68 anos, Oli não mede esforços para ajudar o próximo. Ela faz questão de ir pessoalmente escolher as perucas de fios sintéticos a cada 15 dias e como recompensa ganha um sorriso emocionado das pacientes.

— É cansativo, fico estressada, mas acho importante na minha faixa etária ter uma ocupação. São desafios e não quero parar.

De acordo com a psicóloga do Icesp, lidar de forma positiva com a doença é uma das maneiras e obter sucesso no tratamento.

— O humor mais deprimido altera o sistema imunológico e pode influenciar no tratamento. É uma fase difícil e cada paciente reage de uma forma, mas é fundamental tentar encarar o problema com otimismo.

Locais que recebem doação de cabelo

Icesp

Endereço: avenida Dr. Arnaldo, 251, Cerqueira César, São Paulo (SP)
CEP: 01246-000

Cabelegria

Endereço: avenida Parada Pinto, 3.420, bloco 6, apto 33, Vila Nova Cachoeirinha (SP)
CEP: 02611-001

Hospital do Câncer de Uberlândia

Endereço: rua Ivaldo Alves do Nascimento, 645, Aparecida - Uberlândia (MG)
CEP: 38400-683

Hospital do Câncer de Barretos

Endereço: rua Paulo de Mattos Leandro, 1357, Paulo Prata, Barretos (SP)
CEP: 14784-379

Foto: Gislaine Alves optou pela peruca preta de fios sintéticos. Crédito: Daia Oliver / R7.


Autor: Fabiana Grillo
Fonte: R7 - Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581