.
 
 
Estado do Rio dá licença a servidoras grávidas até dia 28 de agosto
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/08/2009

Estado do Rio dá licença a servidoras grávidas até dia 28 de agosto

Segundo secretário de Saúde, decreto deve ser publicado na quinta (13).

O governo estadual do Rio vai dar licença a todas as servidoras grávidas até o dia 28 de agosto. Segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a decisão será publicada em decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral na próxima quinta-feira (13).

“A maior parte dos servidores tem contato com o público”, explica ele. As grávidas, segundo o secretário, devem procurar o departamento de recursos humanos da sua unidade de trabalho, com exame atestando a gravidez. Já as professoras precisam apenas procurar seus diretores. Não há necessidade de atestado médico.

Recomendação à iniciativa privada

Segundo Côrtes, a recomendação é que a decisão se estenda a outras esferas públicas e à iniciativa privada.

“Recomendamos a todas as esferas públicas que façam o mesmo. À iniciativa privada, recomendamos que tentem, num primeiro momento, realocar gestantes que tenham contato com o público para outras áreas. Se isso não for possível, que elas também tenham a licença médica”, sugere o secretário.

De acordo com ele, gestantes e empregadores poderão tirar dúvidas sobre a doença através do site, inclusive por email. O endereço é www.riocontragripea.rj.gov.br

Procuradoria e escolas privadas

Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino particular do Rio (Sinepe-Rio), a rede privada de ensino vai seguir a orientação da secretaria estadual e dar licença às gestantes.

Em nota, o Procurador-Geral de Justiça do Rio, Cláudio Lopes, anunciou que promotoras, procuradoras e servidoras do Ministério Público do estado grávidas também estão dispensadas do comparecimento ao serviço pelo prazo de 15 dias. A dispensa, no entanto, não exclui o dever de atuar nos processos e procedimentos em andamento.

Aulas vão voltar dia 17

No mesmo dia, Côrtes anunciou ainda a volta às aulas da rede estadual de ensino para o próximo dia 17. Segundo o Sinepe-Rio, a rede privada vai seguir a decisão do estado. A rede municipal deve anunciar sua decisão sobre as aulas ainda nesta tarde.

O retorno, no entanto, será feito sob a recomendação de que crianças com sintomas de gripe e febre não vão à escola. As faltas serão abonadas, desde que os responsáveis informem à escola o motivo da falta, sem necessidade de atestado médico.

A reposição das aulas, segundo a secretária estadual de Educação, Teresa Porto, será feita de duas maneiras: com oito sábados letivos a partir de setembro e uma semana a mais em dezembro.

Estado tem 35 mortes

Na terça-feira (11), a Secretaria estadual de Saúde do Rio confirmou mais duas mortes provocadas pela nova gripe. Ao todo, 35 pessoas morreram da doença no estado.

Entre as novas vítimas estão uma gestante, de 34 anos, e um homem, de 33. Na segunda-feira (10) foram confirmadas outras cinco mortes: três mulheres, de 25, 32 e 44 anos; um homem, de 41 anos; e uma menina de 10 anos.


Autor: Alícia Uchôa
Fonte: Globo.com

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581