As empresas que compõem a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registraram um acumulado de R$ 7,4 bilhões em vendas no primeiro trimestre de 2014, o que representa um aumento de 16,74% frente ao mesmo período no ano passado.
Entre os números apresentados pela entidade, tabulados pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), o crescimento na comercialização de produtos de higiene e beleza é o mais expressivo. A venda de bens da categoria somou R$ 2,5 bilhões, 19,99% a mais que o valor apresentado entre janeiro e março de 2013.
“Os não-medicamentos representam hoje um terço do faturamento do segmento. O consumidor assimilou o canal farma como um meio para obter com facilidade produtos para sua saúde, conveniência e bem-estar”, analisa Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.
O volume de medicamentos vendidos foi superior a R$ 4,9 bilhões, uma alta de 15,15% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Os genéricos acompanharam os índices de crescimento, com índice 10,93% superior ao de janeiro a março de 2013.
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2013
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2014
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Variação (%)
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Vendas
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R$ 6.415.311.075
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R$ 7.489.326.848
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16,74%
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Vendas de medicamentos
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R$ 4.302.033.481
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R$ 4.953.633.722
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15,15%
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Vendas de não-medicamentos
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R$ 2.113.273.593
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R$ 2.535.693.126
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19,99%
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Vendas de genéricos
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R$ 789.232.549
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R$ 875.493.914
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10,93%
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Vendas com entrega em domicílio
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R$ 210.533.766
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R$ 221.124.188
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5,03%
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Vendas - Farmácia Popular
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R$ 118.466.495
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R$ 132.331.565
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11,70%
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Clientes atendidos
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183.054.174
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195.178.935
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6,62%
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Clientes atendidos - Farmácia Popular
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4.930.169
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5.332.628
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8,16%
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Unidades vendidas
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485.817.480
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501.551.771
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3,24%
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Unidades vendidas - Farmácia Popular
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12.342.450
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13.504.813
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9,42%
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Total de lojas
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4.789
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5.159
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7,73%
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