.
 
 
Futebol e Sociedade movimentam oitava edição do Fórum Instituto Unimed RS
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/05/2014

Futebol e Sociedade movimentam oitava edição do Fórum Instituto Unimed RS

Evento propôs debate sobre relação dos brasileiros com futebol

O 8º Fórum Instituto Unimed RS abriu as portas do teatro do Bourbon Country na última sexta-feira, dia 16 de maio, para a sociedade ouvir, pensar e debater sobre futebol. O evento contou com a presença de pensadores, políticos, ex-jogadores, médicos e jornalistas para debater o tema “Brasil: Futebol e Sociedade”. O assunto contemplou a paixão pelo esporte, a Copa do Mundo e também o contexto sociológico pós- manifestações de rua que mobilizaram o país em 2013.

A cerimônia de abertura ocorreu com a presença de representantes da Unimed, de patrocinadores e de autoridades. Após, o Presidente do Instituto Unimed RS, Dr Nilson Luiz May, deu o tom para o evento, incitando o debate dos diversos aspectos do tema. “Os fóruns tiveram início para reverter um equívoco do passado, que era de não realizar debates políticos. Devemos falar em política sim, porém com participação e sem partidarização.”

Após o pontapé inicial, a bola rolou com os integrantes do primeiro painel. O ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, o deputado Marco Maia, o antropólogo Roberto DaMatta debateram acaloradamente com a mediação do jornalista Rogério Mendelski. Foram tratados importantes pontos de vista da relação do esporte com os brasileiros. Com opiniões divergentes, mas complementares, os palestrantes disseram acreditar ser este o momento de olhar a Copa com outros olhos. “Existe uma mercadologia deste evento. Isso é percebido e entra em conflito com o que o torcedor pensa da seleção Brasileira, gerando uma mudança de conceito” – afirmou DaMatta.

No início da tarde o foco do tema se voltou para a questão sociológica da relação entre o futebol e a sociedade. O jornalista Juremir Machado mediou a conversa entre os participantes Gilles Lipovetsky, filósofo e sociólogo francês, Lasier Martins, jornalista, e Nilson Luiz May, médico presidente da Federação Unimed/RS. O painel transitou em debates sobre o contexto da sociedade no qual o futebol está inserido. “A sociedade atual é hiperindividualista, o que pode ser positivo, se for responsável. Há uma nova regulação da forma de viver.” – ressaltou Lipovetsky, ao falar sobre as mudanças de comportamento e formas de se relacionar também com o futebol.

Para fechar o segundo tempo, o debate entrou em campo, com os ex-jogadores Júnior, Émerson e Gonçalves, os jornalistas Diogo Olivier, Luiz Carlos Reche, Nando Gross e Soninha Francine, sob mediação do também jornalista Juca Kfouri. O tema principal foi legado da Copa para a população brasileira, mas sem deixar de fora o tradicional bate papo sobre jogadores e treinadores.

Fórum Instituto Unimed

O evento, que se encontra na 8ª edição, reúne políticos, jornalistas, lideranças cooperativistas, profissionais liberais e filósofos nacionais e internacionais, em um formato dinâmico e no qual os participantes têm a oportunidade de esclarecer as dúvidas de um seleto grupo de debatedores. Um dos traços característicos do Fórum é a discussão marcada pela pluralidade de opiniões e divergência de ideias. Prova disso é que já trouxe à capital gaúcha o médico e ex-presidente da República Oriental do Uruguai Tabaré Vázquez, o sociólogo francês Dominique Wolton, o filósofo Luiz Felipe Pondé, o filósofo e ex-ministro da Educação da França Luc Ferry, o psicanalista e escritor Contardo Calligaris, o jornalista Fernando Gabeira e a filósofa e professora Márcia Tiburi.

Instituto Unimed

O Instituto Unimed/RS integra o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, juntamente com a Federação Unimed/RS, a Central de Serviços e a Uniair, atuando na coordenação estadual de projetos sociais, culturais, políticos e ambientais em conjunto com as 27 Singulares federadas. É definido como a “face social” da Unimed, pois é através dele que se aprofundam os laços de convivência com as comunidades onde os médicos cooperados vivem e trabalham, relacionando-se com cerca de quase dois milhões de beneficiários diretos, alcançados pelos planos de saúde e de medicina preventiva. O Instituto caminha rapidamente para se tornar referência em ações em prol da sociedade, no Estado e no País, carregando com orgulho a marca de sucesso do Cooperativismo Médico Gaúcho.


Autor: Vera Carneiro e Aline Trindade
Fonte: Vera Carneiro e Aline Trindade

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581