.
 
 
21% dos porto-alegrenses são fumantes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/05/2014

21% dos porto-alegrenses são fumantes

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), cigarro é responsável por 25% das mortes por infarto e 30% por câncer

O tabagismo é uma das principais causas de morte evitável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é responsável por 25% das mortes por infarto e 30% por câncer. Em Porto Alegre, 21% da população é fumante, segundo o Estudo Bem-Estar da Unimed Porto Alegre. O fumo proporciona sensação de prazer e bem-estar. Por ser passageira, no entanto, provoca ansiedade e mal estar, além da necessidade de consumir outro cigarro.

A nicotina é uma das cerca de 4.720 substâncias tóxicas do cigarro. Responsável pelo vício, atua como um estimulante do sistema nervoso. Afeta e compromete nariz, boca, cérebro, pulmões, aparelho reprodutor, laringe, coração, aparelho digestivo, bexiga e rins. Ainda, aumenta a probabilidade de desenvolver osteoporose e compromete a circulação sanguínea. Também pode causar depressão, irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia e impotência sexual.

De acordo com o Estudo, não são apenas os fumantes que tem menor bem-estar em relação a não tabagistas (0,64 contra 0,68), seus familiares também (0,65 contra 0,68). Ao aspirarem a fumaça do cigarro, todos sofrem os mesmos efeitos. As crianças, por exemplo, tem risco grave de desenvolver doenças pulmonares. Na gravidez, o tabagismo é ainda mais prejudicial: aumenta o risco de aborto, filhos de fumantes apresentam peso e tamanho mais baixos, rendimento intelectual menor e a nicotina fica presente no leite materno.

As consequências mais visíveis são aparência envelhecida; dentes amarelados; tosse crônica; mau hálito e odores desagradáveis; perda de peso e da resistência física e imunológica. Confira, a seguir, as principais mudanças sentidas ao parar de fumar:

• 20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
• Duas horas: não há mais nicotina circulando no sangue;
• Oito horas: o nível de oxigênio no sangue é normalizado;
• Entre 12 e 24h: os pulmões já funcionam melhor;
• Três semanas: a respiração se torna mais fácil e a circulação sanguínea melhora ainda mais;
• Um ano: o risco de morte por infarto é reduzido pela metade;
• Entre cinco e 10 anos: o risco de sofrer infarto é igual ao de pessoas que nunca fumaram.

Para auxiliar os fumantes no processo de cessação, a Unimed Porto Alegre promove o Grupo Viver Bem Sem Cigarro. São sessões em grupo realizadas por profissional de saúde especializado. Gratuito para clientes da Cooperativa Médica, o programa oferece informações sobre o risco de fumar, benefícios de parar de fumar, orientações para lidar com a abstinência e a dependência e apoio no processo de cessação e de obtenção de hábitos de vida mais saudáveis. Os encontros são realizados na Casa Bem-Estar (Rua Miguel Tostes, 823), em Porto Alegre. Interessados em participar podem se inscrever pelo telefone 51 3316-7177 ou pelo e-mail medicinapreventiva@unimedpoa.com.br.


Autor: Redação
Fonte: Enfato

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581