.
 
 
Região Sudeste lidera casos de câncer de pulmão no Brasil, com três capitais entre as que mais fumam
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/05/2014

Região Sudeste lidera casos de câncer de pulmão no Brasil, com três capitais entre as que mais fumam

Estudo da Orizon relacionou maior incidência de câncer do pulmão em regiões com maior número de tabagistas

A Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – elaborou um levantamento, pela passagem do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. Pelo cruzamento com os dados mais recentes do Vigitel - Ministério da Saúde, a incidência de câncer de pulmão é mais frequente em regiões com maior número de pessoas que fumam.

O levantamento da Orizon constatou que a região sudeste lidera o estudo com 30 casos de câncer de pulmão para cada grupo de 100 mil pessoas. A região nordeste do país tem 28 por 100 mil, seguida muito de perto pelo sul com 26,2, o centro-oeste tem 16,2 e por último, com a menor proporção, está o norte com apenas 7,8 casos por 100 mil.

Os números são bastante significativos, já que as cidades de Belém e Manaus, segundo o Vigitel, têm um dos mais baixos índices de tabagismo no Brasil (Belém com 7,7% da população adulta e Manaus com 7%). Em contrapartida, a região sudeste, que lidera o levantamento da Orizon, tem três capitais entre as dez mais tabagistas do país: São Paulo em segundo lugar com 14,9%, Belo Horizonte em quarto com 12,8% e Rio de Janeiro com 11,7%.

A região sul que, pelo levantamento da Orizon tem um índice elevado de incidência de câncer do pulmão, tem as três capitais entre as mais tabagistas: Porto Alegre em primeiro com 16,5%, Curitiba em terceiro com 13,7% e Florianópolis com 12,4.

O estudo da Orizon ainda concluiu que 29,6 por 100 mil pessoas com câncer de pulmão eram mulheres e 27,9 por 100 mil eram homens. A faixa etária com maior número de câncer foi constatada entre os que tinham entre 60 e 89 anos (237,4 por 100 mil), seguida dos que tinham mais de 90 anos (186,9 por 100 mil). Entre os 30 e 59 anos, foi de 27,9 por 100 mil e menos de 29 anos apenas 3,8 por 100 mil.

O superintendente de Negócios Corporate da Orizon, Leopoldo Veras da Rocha, conta que a base de dados para o levantamento foi de 3,9 milhões de pessoas, onde 1.119 casos foram tratados no ano passado com câncer de pulmão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de pulmão é o terceiro mais comum, apenas atrás do de mama e de próstata e em cerca de 90% dos casos a doença está associada ao cigarro.


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581