.
 
 
Porto Alegre lidera ranking nacional de fumantes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/05/2014

Porto Alegre lidera ranking nacional de fumantes

Dia 31 de maio é o Dia Mundial contra o Tabaco e a Socergs alerta sobre os benefícios para quem consegue largar o vício

Estima-se que 70% dos fumantes desejam parar de fumar e 3% dos que tentam sozinhos têm sucesso a cada ano. Existem diferentes formas para tentar largar o vício e alcançar o sucesso, entre elas, terapias de reposição de nicotina e o uso de medicamentos. No próximo sábado, dia 31 de maio, é o Dia Mundial contra o Tabaco e a Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) aproveita a data para lembrar aos gaúchos os benefícios para quem decide e consegue largar o vício. Uma ação com cigarros “gigantes” será realizada na Redenção, entre 9h e 15h, com distribuição de adesivos e folders alusivos à data.

De acordo a pesquisa “A saúde do coração dos gaúchos”, realizada pela Socergs em 2013, 46,9% dos homens afirmaram que fumam ou já fumaram, diante 34,5% das mulheres. Em relação à idade, observa-se que quanto mais jovens, menor há interesse pelo cigarro, um bom sinal para que, no futuro, haja menos fumantes. Dos entrevistados com idade inferior a 25 anos, 72,6% disse que nunca fumou. Entre 25 e 34 anos, o índice cai para 60,1%. Dados recentes do Ministério da Saúde afirmam que Porto Alegre é a capital que lidera o ranking nacional de consumo de cigarros, mesmo com a queda do índice de 18,2% em 2012 para 16,5% em 2014.

Benefícios sem cigarro

“Parar de fumar em qualquer idade aumenta a expectativa de vida. Os benefícios para o coração de quem para de fumar podem ser percebidos em menos de uma hora, pois a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal em apenas 20 minutos. Duas horas depois, não haverá mais nicotina no sangue e o nível de oxigênio no sangue se normaliza em oito horas”, comenta a presidente da Socergs, Carisi Polanczyk. Após dois anos sem nicotina, o risco de um infarto do miocárdio diminui em cerca de 50% (metade deste benefício já é obtido nos primeiros seis meses). De cinco a dez anos, o risco será igual ao de alguém que nunca fumou. A expectativa de vida aumenta em, pelo menos, cinco anos.


Autor: Grazielle Araujo
Fonte: Uffizi

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581