.
 
 
Conselho de Odontologia lança cartilha de orientações sobre ortodontia
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/08/2009

Conselho de Odontologia lança cartilha de orientações sobre ortodontia

Ação visa orientar a população sobre os cuidados na aquisição de planos odontológicos e serviços prestados pelos profissionais

Quarenta mil cartilhas com dicas para os consumidores que procuram os serviços de ortodontia, especialmente o uso de aparelhos odontológicos, serão distribuídas no Estado nos próximos meses pelo Procon/RS e pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO/RS). A ação visa orientar a população sobre os cuidados na aquisição de planos odontológicos e serviços prestados pelos profissionais. A intenção é orientar aos consumidores que necessitarem do serviço para que verifiquem, por exemplo, se o profissional ou a empresa têm cadastrado no CRO, garantia de que estão legalizados.

O material foi lançado ontem, durante evento na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Para a coordenadora do Procon estadual, defensora pública, Adriana Burger, a ação visa a prevenção e a orientação às pessoas nas suas relações de consumo. O presidente do CRO/RS, Joaquim Cerveira, considerou a parceria fundamental para alertar aos consumidores e orientá-los na contratação dos serviços de um profissional. Essa nova diretriz de atuação do Procon gaúcho já resultou em redução no número de atendimentos. De janeiro a julho de 2008, o órgão registrou 4.707 atendimentos. No mesmo período deste ano foram 2.944, sendo que em 2009 foram geradas 195 reclamações. Para Adriana, é um indicativo que mostra que o Procon está no caminho certo.

O secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, participou do lançamento da cartilha e anunciou a realização de concurso público ainda neste ano para preencher dez vagas nas áreas administrativas, no Procon estadual. São 59 Procons no RS e a meta é até 2010 chegar a cem. Outro projeto é a implantação da Escola de Defesa dos Direitos do Consumidor para a qualificação técnica dos profissionais. Os recursos para essas ações serão provenientes do Fundo de Defesa do Consumidor, que tem disponível R$ 1 milhão.

Confira algumas dicas
-Verificar registro no Conselho de Odontologia;
-Desconfiar do assédio nas ruas;
-Prestar atenção nos termos dos contratos oferecidos por clínicas;
-Em caso de contratar plano odontológico, saiba que o mesmo deve estar devidamente registrado na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
 


Autor: Redação
Fonte: Correio do Povo

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581