.
 
 
Hospital Restinga e Extremo-Sul inicia suas operações
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/06/2014

Hospital Restinga e Extremo-Sul inicia suas operações

Além dos 25 leitos do Pronto Atendimento, serão também disponibilizados 62 leitos para pacientes que necessitarem de internação

Às 23h da próxima segunda-feira (30/06), o Hospital Restinga e Extremo-Sul começa sua operação de maneira gradual. Inicialmente será aberto o seu Pronto Atendimento, com capacidade para atender até 13.000 pacientes adultos e pediátricos ao mês. Além dos 25 leitos do Pronto Atendimento, serão também disponibilizados 62 leitos para os pacientes que necessitarem de internação.

Nesta primeira etapa de abertura, o Hospital contará com 250 colaboradores para atender uma comunidade equivalente a 110 mil habitantes de seis bairros de Porto Alegre – Restinga, Lageado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol.

Uma equipe do Hospital Moinhos de Vento, responsável pela operação, já está trabalhando no local desde o início de junho para adequar toda estrutura ao atendimento e garantir total eficiência no processo de transferência dos pacientes que estiverem sendo atendidos no antigo Pronto Atendimento da Restinga para o novo Hospital. Este antigo Pronto Atendimento opera há 10 anos na região, também sob a gestão do Hospital Moinhos de Vento.

O Hospital em pleno funcionamento

Quando o hospital estiver em pleno funcionamento, contará também com Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Unidade de Terapia Intensiva, Serviço de Reabilitação, Unidade de Diagnóstico, Centro de Especialidades para consultas ambulatoriais e, para a formação de recursos humanos, uma Escola de Gestão em Saúde. O Hospital contará com 121 leitos de internação e 49 leitos de passagem, totalizando 170 leitos à disposição da comunidade. Ao todo serão cerca de 800 colaboradores que, preferencialmente, serão moradores da região.

Serviço

Hospital Restinga e Extremo-Sul
Estrada João Antôno da Silveira, 3330
Servida por três linhas de ônibus - Restinga/PUC e Linha Restinga/PUC/Cairu, das empresas STS e Unibus e, Linha A14, da empresa STS

O projeto

O Projeto proposto pelo Hospital Moinhos de Vento, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde prevê a criação de um Sistema Regional de Saúde na região da Restinga e Extremo-Sul, onde a maioria das necessidades de saúde da população possa ser atendida.

Para compor o Sistema Regional de Saúde, que hoje já conta com Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Estratégia Saúde da Família, necessitava-se de um Complexo Hospitalar e então nasceu o Hospital Restinga e Extremo-Sul.

O empreendimento foi construído num projeto horizontalizado e sustentável num terreno com área de 41.670 m², sendo 19.148 m² de edificações. Dentro do conceito de “verde”, existe preservação da vegetação nativa no entorno, utilização de água da chuva para sanitários e aquecimento solar da água.

Ele foi construído pelo Hospital Moinhos de Vento, que participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, onde recursos de isenções fiscais são aplicados em projetos para melhoria do SUS. Um destes projetos é a construção de um Sistema Regional de Saúde. Sua operação, definida pela contratualização, assinada no último dia 6 de junho, será custeada mensalmente pela União (50%), Estado (24%) e Município (26%). A gestão da operação do novo Hospital fica sob responsabilidade do Hospital Moinhos de Vento.

O objetivo deste projeto é que as atividades realizadas dentro desse Sistema possam servir de modelo para outras regiões do estado e País.


Autor: Rosângela Garcia
Fonte: Fróes Berlato Associadas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581