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21/07/2014

Hospital Santa Catarina

Gerente da Qualidade da instituição diz que metodologia JCI direciona para melhores práticas diárias

Com mais de cem anos de história, 59 mil m², 337 leitos gerais e 58 de maternidade, mais de 2.300 colaboradores e cerca de 5 mil médicos cadastrados em seu corpo clínico, o Hospital Santa Catarina (SP), que realiza, mensalmente, em torno de 360 partos e 2.400 cirurgias, está em busca da acreditação da Joint Commission International (JCI). Para isso, contratou o serviço de educação para melhoria da qualidade e segurança assistencial do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo da JCI, no Brasil. Entrevistamos a gerente de Qualidade do hospital, Cristiane Oliveira A. Navas, para saber como está o andamento do trabalho na instituição. Acompanhe!

CBA - O que motivou o hospital a buscar a acreditação JCI?


Cristiane Navas - O Hospital Santa Catarina tem por premissa a atenção com a segurança de pacientes e a melhoria contínua. Tendo um histórico de conquistas e aprendizado com os processos de certificação de qualidade, e entendeu que este seria o momento para buscar novos desafios e melhorar ainda mais suas práticas de saúde.

Entendemos ainda as certificações como sendo algo importante e impulsionador para as instituições e reconhecemos a credibilidade, nacional e internacional, da metodologia JCI.

CBA - Há cerca de um ano, o processo rumo à conquista da acreditação JCI foi iniciado. Como envolver as lideranças e equipes na busca por essa meta?

C.N. - O envolvimento das lideranças e equipes se dá principalmente por um processo colaborativo já existente em nossa instituição. Os treinamentos e as reuniões favorecem a compreensão sobre a metodologia e o quanto ela contribui para a segurança dos pacientes e profissionais, alinhado a um processo de comunicação e monitoramento contínuo.

CBA - Como os padrões de acreditação foram disseminados nos setores do hospital?


C.N. - Realizamos inicialmente o treinamento de um grupo de aproximadamente 200 pessoas que, divididas em grupos de trabalho, estão desenvolvendo ações de acordo com as melhores práticas e os padrões da metodologia e, desta forma, disseminam para os profissionais. Mantemos também um processo de comunicação institucional que dá apoio nesta participação.

CBA - Seguir padrões significa, em alguns momentos, mudar processos assistenciais e administrativos. Como essa mudança foi encarada?

C.N. - Todo processo de mudança passa por períodos de adaptação e leva algum tempo, mas a vontade das pessoas em alcançar bons resultados para a segurança dos pacientes e instituição é muito bem-vinda e, desta forma, destacam-se vários adeptos que fortalecem o processo e suas conquistas. Um dos inúmeros exemplos tem sido a revisão das Metas Internacionais, processo este que já existia, entretanto, tem sido revisitado e alterado de acordo com a necessidade. Outro bom exemplo é a implantação do prontuário eletrônico de forma alinhada a diversos padrões do manual.

O Hospital Santa Catarina, busca continuamente realizar um atendimento seguro e de qualidade para pacientes, profissionais e visitantes e desta forma se faz necessária a revisão de processos, melhoria de aspectos de estrutura, treinamentos, entre outras questões importantes. A metodologia internacional JCI tem direcionado uma série de práticas para buscarmos resultados ainda melhores nas nossas práticas diárias.

CBA - A acreditação requer que a qualidade percebida seja verificada. Como o hospital passou a monitorar seus resultados?

C.N. - A instituição já tem um conjunto de indicadores que são acompanhados. Estamos em uma frente de trabalho e construção para alinhar as mudanças necessárias e avaliar quais outros indicadores deverão compor nosso processo de monitoramento.

CBA - Quais ações implementadas que já representam mudança para o paciente?

C.N. - Foram realizadas melhorias e treinamento em protocolos, tais como, queda, sepse, plano de combate a incêndio, sendo estes alguns assuntos de extrema relevância e que impactam na segurança de pacientes.

CBA - O hospital é tido como um centro de referência em casos de alta complexidade, especialmente nas áreas de Neurologia, Cardiologia, Oncologia e Ortopedia. Como a instituição tem proporcionado mais segurança a seus pacientes seja na qualidade dos produtos utilizados nas cirurgias, seja na aferição dos equipamentos ou na implantação das metas internacionais de segurança?

C.N. - A instituição tem um processo formal em relação à aquisição e controle de qualidade com fornecedores, materiais e equipamentos, que é revisitado periodicamente para melhorias contínuas visando atender, de forma segura, os nossos pacientes e profissionais.


Autor: Leonardo Martes
Fonte: SB Comunicação
Autor da Foto: Reprodução Nova Era Consultoria em Planos de Saúde

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