.
 
 
Número de mortes por gripe cai 90% no Rio Grande do Sul
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/08/2014

Número de mortes por gripe cai 90% no Rio Grande do Sul

Nenhuma das seis vítimas havia se vacinado e todas tinham alguma doença crônica, portanto, faziam parte dos grupos de risco

O número de casos e de mortes por gripe caiu em relação ao ano passado. Nas primeiras 31 semanas de monitoramento da doença em 2013, 62 pessoas morreram por complicações decorrentes da gripe, contra apenas seis mortes no mesmo período deste ano — uma queda de 90,3%.

Não há apenas uma causa para a queda nos números. Para a enfermeira responsável pela vigilância de influenza da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Letícia Garay Martins, é um conjunto de fatores que contribuiu para a redução.

— Com certeza a vacinação ajudou, mas acredito que a combinação de temperaturas mais amenas com umidade relativa mais alta, o que dificulta a circulação do vírus, tenha sido a principal responsável pela queda — aponta Letícia.

Outra suposição da enfermeira é de que os gaúchos tenham criado uma maior resistência à gripe, seja porque já tenham sido infectados e, com isso, em uma segunda vez os sintomas sejam menos intensos ou porque já tenham sido vacinados em outras campanhas. Um outro fator que pode ter contribuído, conforme Letícia, é uma mudança de comportamento.

— Acredito que as pessoas tenham internalizado as medidas preventivas, como lavar as mãos com frequência, ventilar os ambientes e o uso de lenço descartável para higiene nasal, de tanto que tenham ouvido ou lido — interpreta Letícia. 


Autor: Vanessa Kannenberg
Fonte: Zero Hora
Autor da Foto: Maykon Lammerhirt

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581